Joaquim Barbosa e a consciência negra

  Hoje, 20 de novembro, é DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Diante dos fatos que estão acontecendo atualmente no Brasil, gostaria que fizéssemos uma grande reflexão. E para isso gostaria de contar uma curta história. Meu sogro Tarciso Cavalcanti faleceu a cerca de 5 meses e tenho muitas saudades dele. Durante os meus 24 anos de convivência com um dos homens mais corretos que conheci, eu o vi chorar poucas vezes. E uma dessas vezes foi assistindo pela TV a posse do seu colega de trabalho JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES, hoje Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Ele me contou várias histórias lindas sobre esse homem negro de família muito humilde que gostava muito de estudar nas horas vagas e após o trabalho, e adorava jogar bola nos finais de semana. Muitas vezes, por não ter dinheiro e facilitar sua vida, dormia no trabalho, mas precisamente na gráfica do Senado. Hoje o Negro que não precisou de nenhum programa assistencial, não participou de nenhum programa de cotas, por seu esforço e vontade de vencer, virou MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (indicado pelo ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA) e sofre os mais covardes ataques por aqueles que acham que a lei só serve para os adversários. Sofre ataque de pessoas que já vi e li nas redes sociais fazendo discursos em favor da PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. Mas como diz um velho ditado: “PARA OS AMIGOS TUDO, PARA OS INIMIGOS OS RIGORES DA LEI”.

Mas nesse dia que historicamente considero muito importante para podermos colocar a mão na consciência, o Ministro Joaquim Barbosa e outros negros que conheço reforçam que é preciso sim de oportunidade e de respeito, mas que a dignidade e a vontade de vencer não podem se esconder atrás de programas de cotas.

“NINGUÉM NASCE ODIANDO OUTRA PESSOA PELA COR DA PELE, POR SUA ORIGEM OU AINDA POR SUA RELIGIÃO. PARA ODIAR, AS PESSOAS PRECISAM APRENDER, E SE PODEM APRENDER A ODIAR, PODEM SER ENSINADAS A AMAR”Nelson Mandela.

“AS ÚNICAS PESSOAS QUE REALMENTE MUDARAM A HISTÓRIA FORAM AS QUE MUDARAM O PENSAMENTO DOS HOMENS A RESPEITO DE SIM MESMOS” Malcom X.

* Luciano Lima é jornalista, produtor cultural e historiador

Fonte: Odir Ribeiro.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: