Jardim Botânico monta força-tarefa contra incêndios

Com o início do período de estiagem, as ocorrências de focos de incêndios florestais aumentam significativamente, o que prejudica a qualidade do ar e traz incalculáveis danos ao meio ambiente. Por isso, o Jardim Botânico de Brasília organizou um conjunto de ações preventivas.

Uma delas foi o Mutirão de Revitalização do trecho da DF-001 que faz divisa entre o Jardim Botânico, a Reserva Ecológica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fazenda Água Limpa da UnB (FAL/UnB). O trabalho, que envolveu roçagem, varrição, retirada de entulho e aceiros com fogo das margens da rodovia, ocorreu na última quinta-feira (12).

“Foi um trabalho excelente. Os incêndios sempre provocam grandes mobilizações, mas o ideal é que todos trabalhem preventivamente”, avaliou o diretor do Jardim Botânico, Janitto Gentilini.

Grande parte das queimadas é provocada pela queima de poda e pelo descarte indevido de entulho e guimbas de cigarro, como ocorreu nos incêndios que atingiram em 2011 as áreas do Jardim Botânico de Brasília, reserva do IBGE, FAL e Comando da Aeronáutica.

A ideia das ações conjuntas é mostrar que o poder público, de forma integrada, está fazendo sua parte na prevenção, mas é fundamental o envolvimento da comunidade.

Também participaram da força-tarefa a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; o Corpo de Bombeiros; o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente; o Departamento de Estradas de Rodagem; o Serviço de Limpeza Urbana; a Coordenadoria das Cidades; o Instituto Brasília Ambiental; as administrações regionais do Lago Sul, de São Sebastião e do Jardim Botânico; a Agência de Fiscalização; a Reserva Ecológica do IBGE; a FAL/UnB; e o Comando da Aeronáutica.

Quem quiser participar das ações contra as queimadas pode entrar em contato com o Jardim Botânico pelo Facebook: www.facebook.com/jardimbotanicodebrasilia.

Fonte: Agência Brasília

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: