Invasão do Hotel Saint Peter tem apoio de sindicalistas, diz liderança do MRP

Liderança de movimento sem-teto diz receber doações de entidades que representam servidores20150916013053

Manuela Rolim

A desocupação do Hotel Saint Peter permanece uma incógnita. Enquanto isso, os integrantes do Movimento Resistência Popular (MRP) seguem “morando” nas suítes do local, desativado desde março. Sem água no prédio, as famílias sobrevivem, desde que invadiram o edifício, na madrugada da última segunda-feira, com doações de vários sindicatos do Distrito Federal, segundo os próprios militantes.

De acordo com Francinaldo Silva, um dos   coordenadores do MRP, entre os apoiadores do movimento estão os sindicatos dos Servidores do Judiciário (Sindjus),   dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do DF (Sindágua),   dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do DF (Sintect), entre outros.

Francinaldo conta que a movimentação, que inclui o entra e sai de veículos com produtos,  está sendo feita sem impedimento da polícia. “Nós chegamos aqui com uma grande quantidade de alimentos, mas, ainda assim, contamos com a ajuda de muitos parceiros”, completa, ressaltando que o hotel estava abandonado. “A nossa intenção não era ficar aqui, mas o prédio serviu de abrigo”, conclui. Segundo o coordenador, há 540 famílias ali.

Atitude “particular e não oficial”

Procurado pelo Jornal de Brasília, o Sindágua negou fazer “doações oficiais”. Segundo o diretor Jeferson Lima, de fato, alguns integrantes do sindicato estão ajudando os militantes com alimentos, porém, por vontade própria. “Não houve nenhuma discussão no sentido de apoiá-los no âmbito da diretoria colegiada do Sindágua. Qualquer doação é particular e não oficial do sindicato”, completou.

O JBr. também procurou o Sintect assim que obteve as informações, mas não conseguiu contato, possivelmente por ter passado do horário de expediente. Já a assessoria do Sindjus afirmou desconhecer   doações feitas ao Movimento Resistência Popular. No entanto, garantiu que checaria a informação. No fim do expediente, o Jornal de Brasília procurou o Sindijus mais uma vez,  mas não conseguiu contato.

Saiba mais

Diante de uma possível ação policial, o MRP afirma estar preparado para reagir, com militantes em pontos estratégicos do hotel. No entanto, o coordenador Francinaldo Silva ressalta que o confronto é a última opção, tendo em vista a presença de muitas crianças, idosos e gestantes no grupo.

Na porta do hotel, 16 vigilantes particulares fazem a segurança. Além disso, uma viatura da PMDF   está de plantão em frente ao prédio.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: