O Horário de Brasília: um dos fusos horários brasileiros

É sempre bom saber o fuso horário do local que está para poder se adaptar. Antes de saber sobre o horário de Brasília é necessário entender o que é UTC.

O que é UTC?
UTC é uma sigla que significa Universal Time Coordinated (ou Tempo Universal Coordenado em português). Ele é utilizado como referência para calcular as demais zonas horárias pelo mundo. UTC não deve ser confundido com GMT (Greenwich Mean Time). O UTC é mais preciso que o GMT e é seu sucessor. No planeta há 24 fusos horários.

O fuso horário de Brasília
O horário de Brasília é UTC -3, ou seja, três horas a menos que Tempo Universal Coordenado. Também há o fato de ser adotado o horário de verão, ou seja, na época é utilizado o UTC -2. Quem mora em locais do Brasil que não possuem o horário de Brasília também devem conhecê-lo, pois costuma ser muito útil. Sempre há casos em que o horário de Brasília é utilizado, por exemplo: reservar um hotel em algum local que utiliza UTC-3 ou fazer uma prova de concurso público de nível nacional.

Os fusos horários do Brasil
No Brasil há quatro diferentes fusos horários, sendo eles:
UTC -2: Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz. Também é utilizado no Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo no horário de verão.
UTC -3: Distrito Federal, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste e também em Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.
UTC -4: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e parte do Amazonas.
UTC -5: Acre e em alguns municípios do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga).

About wesllen

%d blogueiros gostam disto: