Hoje no Fantástico da TV Globo confirma lei de Luzia de Paula.


Fantástico da TV Globo confirma lei de Luzia de Paula.

Matéria do Fantástico, da TV Globo, que será levada ao ar neste domingo (03/11), comprova o risco à saúde representado peloformol utilizado no tratamento capilar.Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), o risco do formol aplicado indevidamente é tanto maior quanto maior a concentração e a frequência do uso, e se dá pela inalação dos gases e pelo contato com a pele, sendo perigoso para profissionais que aplicam o produto e para usuários.

Em Brasília, a deputada Luzia de Paula conseguiu aprovar na Câmara Legislativa um projeto que se transformou na Lei nº 5.031/2013, obrigando os salões de beleza que realizam procedimentos capilares – alisamentos, permanentes, tinturas e descolorações — a afixarem em suas dependências, em local de fácil visualização, placas ou cartazes contendo advertência sobre o uso de produtos químicos e os riscos que eles causam à saúde humana.

Segundo a norma, as placas ou cartazes terão que conter a seguinte mensagem: “O uso de produtos químicos fora das especificações da legislação sanitária, em procedimentos de alisamento, permanente, descoloração e tintura de cabelos, é nocivo à saúde, proibido e pode ser considerado crime”.

Entre os produtos químicos está o formol que pode causar doenças como câncer no aparelho respiratório, edema pulmonar, pneumonia, dermatites, reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.

Luzia de Paula afirma que a lei de sua autoria tem o objetivo de proteger a saúde da população, especialmente das pessoas que frequentam os salões de beleza ou estabelecimentos congêneres. A norma estabelece duras penalidades para os infratores, que estão sujeitos ao pagamento de multa ou mesmo ter o estabelecimento fechado.

Fonte: gabinete da deputada Luzia de Paula

Fonte: solnascentehoje.blogspot.com

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: