Heleno consegue crédito mais barato a produtor prejudicado pela seca

Heleno consegue crédito mais barato a produtor prejudicado pela seca

Parlamentar apresentou emenda à MP que prioriza crédito a pequeno agricultor de municípios em situação de emergência
Publicado por Redação PRB

 
Depois de muita negociação, o deputado federal Heleno Silva (PRB-SE) conseguiu ver aprovada sua emenda à Medida Provisória 561, em que privilegia os financiamentos contratados por agricultores familiares e pequenos produtores de municípios em situação de emergência nas operações de crédito com juros reduzidos. “Claro que isso não resolve a situação dos pequenos agricultores, principalmente no Nordeste, que além de sofrerem com a prolongada estiagem ainda têm que enfrentar a impossibilidade de pagar os financiamentos já contraídos, mas é um sinal de que o governo está disposto a mudar esse quadro”, analisou Heleno após a provação de sua emenda à MP.
A MP 561, aprovada e convertida em lei pelo Congresso, autoriza a União a conceder subvenção econômica ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de forma a facilitar a concessão de crédito pela instituição (com juros subsidiados) a empresas, cooperativas, empresários individuais e até pessoas físicas (desde que caracterizadas como produtores rurais) de forma a minimizar os prejuízos decorrentes de desastres naturais. Essa ajuda financeira, no entanto, está restrita aos municípios que tiveram a situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida pelo Poder Executivo Federal.
“Essa ajuda é importante, mas nossa batalha para evitar a falência do Sertão Nordestino está apenas no começo. Temos que buscar mais agilidade no reconhecimento dessas situações de calamidade e emergência por parte do poder público, desburocratizar o acesso ao crédito e corrigir distorções como as que fizeram milhares de pequenos produtores ficarem a beira da insolvência, correndo o risco, até mesmo, de perder suas propriedades”, alertou Heleno. 
Por Paulo Gusmão
Foto: Beto Macário
*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: