Hamam completa um ano frente à Secretaria de Desenvolvimento Social de SP


Há um ano frente à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Rogerio Hamam (PRB) faz balanço dos desafios superados e as metas alcançadas em sua gestão, como o repasse de recursos através do Programa São Paulo Solidário, que permite prefeituras adquirirem materiais permanentes. E os programas Vilaleite e do restaurante popular Bom Prato? Você confere isso e muito mais no artigo abaixo.

Novos caminhos para a política de assistência social

Quando assumimos a Secretaria de Desenvolvimento Social, a convite do Governador Geraldo Alckmin, estávamos cientes da grande responsabilidade que teríamos pela frente. Durante esse ano, com a ajuda da nossa equipe, superamos desafios, alcançamos metas e tivemos importantes conquistas.

Uma das iniciativas inéditas dessa gestão foi o repasse de recursos através do Programa São Paulo Solidário para que as prefeituras pudessem adquirir materiais permanentes. Com isso, oferecemos a muitas famílias oportunidades para reformar suas moradias, acesso à estrutura de saneamento básico, água potável o que implica na melhoria das condições de vida.

Essa é uma das formas de promover a mobilidade social das pessoas em situação de extrema pobreza. Muitos outros programas da nossa pasta foram ampliados: ultrapassamos 100 mil beneficiários no Ação Jovem e atingimos 200 mil famílias no Renda Cidadã.

Na área de segurança alimentar e nutricional, temos o Vivaleite e o restaurante popular Bom Prato. Desde dezembro de 2000 já foram servidas mais de 120 milhões de refeições com investimentos de R$ 273 milhões. Inauguramos novas unidades e oferecemos atendimento aos dependentes químicos da Cracolândia – que passaram a receber jantar e refeições aos finais de semana – e aos imigrantes haitianos, em caráter emergencial.

Temos também a meta de incentivar todos os municípios paulistas com a implantação dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para beneficiar as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Nossa Secretaria se dedica ainda à elaboração de políticas públicas para atender a população idosa. Implantamos em cerca de 300 municípios os Centros de Atenção ao Idoso – Novo Dia e Conviver – para fomentar a nossa atuação em todo o Estado.

Criamos o SP Voluntário que tem como objetivo promover a atuação do voluntariado nas unidades públicas do Estado e lançamos a Frente de Inovação Social que, com a cooperação das organizações governamentais, sociedade civil, entidades empresariais e cidadãos, impulsiona o desenvolvimento social do Estado de forma colaborativa.

Nosso compromisso é consolidar cada vez mais o Sistema Único da Assistência Social, os direitos sociais e o acesso às políticas públicas para quem mais precisa. Sabemos que muitos caminhos já foram percorridos, mas ainda temos muito a fazer. Essa é a nossa maior missão.

Rogerio Hamam
Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: