Gymnasiade: Secretaria de Esporte apresenta Brasília para 46 países


“Brasília é uma cidade confortável e prática, que respira esporte e qualidade de vida. Uma cidade planejada para receber bem. Sabemos que é uma grande responsabilidade sediar as Olimpíadas Mundiais Escolares e estamos trabalhando muito para que os atletas se sintam felizes na Capital do Brasil”. A avaliação é do secretário-adjunto de Esporte, Julio Ribeiro, que abriu a apresentação sobre Brasília para 46 Países membros da International School Sports Federeration (ISF), em Antígua, na Guatemala.
Julio Ribeiro agradeceu à entidade pela oportunidade de Brasília sediar a Gymnasiade em 2013. O evento vai reunir 2 mil atletas escolares, com idade entre 14 e 17 anos, nas modalidades natação, karatê, judô, xadrez, e ginásticas rítmica, artística e aeróbica. “Será uma grande satisfação receber atletas de mais de 40 países. É a primeira vez que os jogos vão acontecer em um país do continente americano, e faremos muito bonito”, disse o adjunto. 
O secretário-geral da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) representante do Brasil junto à ISF, Robson Aguiar, fez uma apresentação na qual mostrou como a cidade está se preparando para receber as competições da Gymnasiade.  Foram apresentadas as instalações esportivas onde serão realizadas as competições: Instalações da Secretaria de Esporte, Centro de Convenções Ulysses Guimarães e Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros. Também foi exibido um vídeo que demonstrou o quanto a prática esportiva faz parte da rotina do povo brasiliense. Foram abordados ainda aspectos da mobilidade urbana da capital para a realização de eventos esportivos, cujo setor hoteleiro fica a menos de cinco minutos dos principais locais de competições.
A apresentação ocorreu durante a realização dos II Jogos Pan-Americanos Escolares, na reunião do Comitê Executivo da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).
Completo envolvimento do GDF – O vice-presidente da ISF para as Américas, Fredie Sanchez, avalia que a Gymnasiade será bem realizada em Brasília, tendo em vista o apoio do Ministério do Esporte e o “completo envolvimento do Governo do Distrito Federal” na organização do evento, destacando a recepção que o governador Agnelo Queiroz fez à comitiva da ISF. Fredie fez uma explanação sobre o desenvolvimento do esporte na América, principalmente no Brasil, e falou sobre os megaeventos esportivos que o país vai receber nos próximos anos, entre eles a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016.
De acordo com o secretário-adjunto, sediar o evento já é um teste para as outras grandes competições que serão realizadas na cidade (Copa das Confederações e Copa do Mundo, que ocorrerão em 2013 e 2014). “Além disso, dará um grande impulso para o turismo. Estaremos acolhendo estudantes de diversas nacionalidades e culturas, que no futuro poderão voltar a visitar à cidade como turistas”, disse Julio Ribeiro.
Texto: Tábita Marinho

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: