Governo de Brasília comemora mês da juventude

Órgãos do Executivo já programaram atividades para agosto

2ce85df04f10d845d088abd07283ce75_XLO Governo de Brasília comemora em agosto o Mês da Juventude com atividades diversas para jovens de todo o Distrito Federal. A programação começa nesta quarta-feira (5), com a entrega de mais um espaço de leitura na Unidade de Internação de Planaltina (UIP) e segue até 31 de agosto, quando haverá um curso de formação política para jovens de 15 a 29 anos do DF, na Escola de Governo.

O Dia Internacional da Juventude é comemorado no dia 12 de agosto. Nesta data, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, em parceria com a Administração Regional da Estrutural e a Secretaria de Cultura, lança o polo de estudos Estude Aqui, ao lado do Centro de Juventude da Estrutural.

Com entrada gratuita e horário de funcionamento estendido até 22 horas, o espaço vai permitir que os jovens tenham onde estudar e se preparar para os desafios como vestibular e concursos. Além de computadores e mesas de estudo, o espaço de 300 metros quadrados contará também com uma biblioteca para consulta.

No dia 12 de agosto, o Centro de Juventude da Estrutural também ganhará uma Mala do Livro, da Secretaria de Cultura, com 200 exemplares, e será palco de um grande grafitaço dos jovens da região. No dia 28, será a vez da Mala do Livro chegar ao Centro de Juventude de Ceilândia, também com uma média de 200 exemplares entre livros de literatura e pesquisa em uma estrutura de caixa-estante.

Programação diversificada

A Caravana da Juventude Negra, realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos em parceria com Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, chegará à Estrutural, de 24 a 29 de agosto, com oficinas, cursos rápidos e palestras gratuitas aos moradores da região com idade entre 15 e 29 anos.

A Estrutural será a nona cidade a receber o projeto, que percorrerá 12 Regiões Administrativas até o final de setembro. O objetivo é promover a inserção dos jovens negros no mercado de trabalho, especificamente em áreas mais atrativas para essa faixa etária, como tecnologia da informação e áudio-visual.

Os cursos, de até 36 horas, são realizados em salas adaptadas em uma carreta que, a cada semana, estacionará em uma cidade. As salas são equipadas com computadores, mesa de som, ilha de edição e câmeras de vídeo.

Em agosto a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude entregará também os três últimos espaços de leitura restantes para que todas as unidades de internação do DF tenham livros para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa – em Planaltina, Recanto das Emas e São Sebastião.

Em maio, a campanha realizada pelo Governo de Brasília em parceria com a Vara da Infância e Juventude do DF – por meio da Rede Solidária Anjos do Amanhã– arrecadou mais de 17 mil livros que foram divididos entre as sete unidades de internação.

Conferências

Agosto também é o último mês de etapas regionais para a Conferência Distrital da Juventude. Os três grupos restantes realizarão conferências nos dias 8, 15 e 29 de agosto. Com o fim das etapas regionais, Brasília terá 200 delegados para discutir, em outubro, as políticas públicas e necessidades dos jovens para a grande Conferência Nacional da Juventude.

Os jovens do DF também terão a oportunidade de assistir, entre os dias 26 e 28 de agosto, uma Mostra de Filmes no Cine Brasília. Serão exibidos, sempre às 19h, respectivamente, “Branco Sai e Preto Fica”, “Geração Baré-Cola” e “Rock Brasília”.

Veja a programação completa do mês da Juventude no DF

mes jovem
Arte II

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: