Goiás: Recadastramento eleitoral pode atingir 470 mil eleitores do Entorno do DF

Por Chico Sant’Anna

Em Valparaíso de Goiás recadastramento deve atingir 73 mil eleitores

Em Valparaíso de Goiás recadastramento deve atingir 73 mil eleitores

Eleitores de 98 municípios goianos devem fazer obrigatoriamente o recadastramento biométrico até fevereiro desse ano.

A data final irá variar de município para município e ficará a critério do juiz eleitoral responsável. Quem não fizer a atualização pode ter o título cancelado e ficar impedido de participar das eleições municipais desse ano, seja como eleitor, seja como candidato.

Leia também:

Dentre as 98 cidades, quatro cidades do Entorno do DF estão incluídas no recadastramento obrigatório e outras quatro na relacionadas no recadastramento opcional. A relação dos 98 municípios obrigatórios foi divulgada no portal do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

470 mil eleitores

Pelos dados de 2013, na região do Entorno do DF, o recadastramento obrigatório somado ao opcional pode atingir a 470 mil eleitores. Mas o volume atual deve ser bem mais elevado. Tomando-se por exemplo a cidade de Valparaiso, as estimativas é que o eleitorado chegue a 73 mil eleitores, cinco mil a mais do que consta nas estatísticas do TRE-GO.

Entre o Distrito Federal e o Entorno, existe um volume expressivo de pessoas que migram sistematicamente seus títulos a cada eleições. Quando a eleição é pra governador, votam em Brasília, quando é para prefeito, votam em suas cidades. Esse vai e vem é considerado uma fraude eleitoral e o recadastramento biométrico ajuda a sanar com esse problema.

Na região do Entorno do DF, o recadastramento é obrigatório nas seguintes cidades:

  • Cidade Ocidental – em 2013 eram 34.920 eleitores, 0,347% do eleitorado de Goiás
  • Planaltina de Goiás – 51.695 eleitores – 0,513%
  • Santo Antônio do Descoberto eleitores – 38.823 – 0,386%
  • Valparaíso de Goiás – 68.383 eleitores – 0,679%

Sub Total: 193. 821 – 1,925% do eleitorado de Goiás

Em Águas Lindas de Goiás o recadastramento deve atingir a 70 mil eleitores, mas nessa etapa ele não é obrigatório.

O recadastramento de forma opcional se faz presente em outras 19 cidades goianas, dentre elas, as seguintes localidades do Entorno:

  • Formosa – 66.249 eleitores – 0,658%
  • Luziânia (zonas 019 e 139) eleitores – 110.814 – 1,20%
  • Águas Lindas de Goiás eleitores – 69.944 – 0,695%
  • Cristalina – 29.902 eleitores – 0,297%

Sub Total: 276.909 – 2,85% do eleitorado de Goiás

Atualmente, outros 26 municípios já possuem o sistema biométrico de identificação do eleitor. O montante representa 41% do eleitorado estadual. A primeira cidade em Goiás a adotar o sistema foi Hidrolândia, na Região Metropolitana de Goiânia, em 2009.

O voto é obrigatório para quem possui entre 18 e 70 anos de idade, sendo facultativo para idosos a partir de 70 anos, analfabetos e adolescentes com idade entre 16 e 18 anos. Para fazer o recadastramento, é preciso procurar o cartório da respectiva zona eleitoral, entre o meio-dia e 18h, de segunda a sexta-feira.

O cidadão necessita levar documento oficial com foto, comprovante de domicílio e, caso possua, título de eleitor. O procedimento demora, em média, 12 minutos para ser realizado.

Lentidão

Embora tenha iniciado o recadastramento em maio de 2015, em setembro do ano passadoValparaíso de Goiás, tinha recadastrado pouco mais de 10% do seu eleitorado.

Quem não se recadastrar terá o título de eleitor cancelado. Além disso, não poderá se inscrever em concurso público, renovar matrícula em escolas e universidades oficiais, tirar passaporte, RG e CPF, receber remuneração, e, se for funcionário público, não poderá requerer aposentadoria no INSS.

Atualização opcional
Além das cidades que são obrigadas a utilizar o voto biométrico nas próximas eleições de 2016, outros 19 municípios goianos também podem fazer o recadastramento biométrico porque já contam com equipamentos instalados.

Todos os demais municípios não abrangidos até a terceira etapa integrarão a quarta e última etapa, a ocorrer entre 2017 e 2018, o que aponta para um cenário de 100% do eleitorado habilitado, nas eleições gerais de 2018.

Goiás: Recadastramento eleitoral pode atingir 470 mil eleitores do Entorno do DF

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: