Geração que viveu pleno emprego derruba a aprovação de Dilma

AAcr6Rx
Uma geração que não conheceu nada além do Brasil do pleno emprego dosdois Governos de Lula e de boa parte do primeiro mandato de Dilma, e que não sabia até recentemente o que era a inflação está ajudando a derrubar a aprovação da petista. Os dados da pesquisa CNI/Ibope divulgados nesta quarta-feira (1o ) mostram que o número de brasileiros que considera o Governo ótimo ou bom caiu de 12% em março para 9% em junho. O número de pessoas que avalia o mandato da petista como ruim ou péssimo subiu de 64% para 68%.

“A questão do desemprego está assustando a população, principalmente os mais jovens”, afirma Renato da Fonseca, gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da Confederação Nacional das Indústrias. De acordo com ele, “os jovens estão desacostumados à inflação e ao desemprego, eles não conheceram estes problemas”, logo estariam mais suscetíveis a reagir negativamente em relação a isso. Diante de uma perspectiva de PIB negativo este ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação, já acumula alta de 8,47% nos 12 meses até maio, bem acima do teto da meta inflacionária determinada pelo Banco Central (de 6,5%).

De acordo com o levantamento CNI/Ibope, “as maiores reduções da popularidade ocorrem nos estratos em que a presidente tende a ser melhor avaliada”: pessoas com renda familiar baixa, os que residem na região Nordeste e os que possuem baixo grau de instrução. Ou seja, a base eleitoral do PT está aos poucos dando as costas para o Governo. Isso em um contexto onde o próprio Lula criticou abertamente Dilma, admitindo que ela teria mentido nas eleições de 2014. E talvez a pior notícia para a presidenta seja que o fundo do poço ainda não chegou: “É possível cair mais? Sim”, afirma Fonseca. Ele cita o quadro econômico desfavorável e o aumento da inflação nos segundo semestre como fatores que podem derrubar ainda mais a aprovação do Governo.

Entre tantos outros indicadores negativos para a petista divulgados hoje – 83% desaprovam sua maneira de governar, 82% acham que o segundo mandato está sendo pior… – se destaca o abalo na popularidade da presidenta entra as pessoas que declararam ter votado nela no segundo turno das eleições em 2014.

O escândalo da Lava Jato também foi um dos fatores que contribuíram com a queda na popularidade de Dilma. Quando questionados sobre quais notícias associam ao Governo, 20% citaram o caso de corrupção na Petrobras. Outros 16% falaram das mudanças nas regras da aposentadoria, e 8% falaram das alterações no acesso ao seguro desemprego.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/gera%C3%A7%C3%A3o-que-viveu-pleno-emprego-derruba-a-aprova%C3%A7%C3%A3o-de-dilma/ar-AAcrl1G?ocid=mailsignoutmd

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: