GDF lança coleta seletiva

Foto: Mary Leal

Distrito Federal terá novo sistema de recolhimento e lixão será erradicado até a metade do ano

Por Luciano Costa, do Jornal Coletivo – Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, no saguão do Palácio do Buriti, o governador Agnelo Queiroz, assinou a ordem de serviço que autoriza a coleta seletiva em todo o DF. Ele afirmou que esta ação refletirá em mais qualidade no sistema de coleta de lixo, transformará a cidade em referência no tratamento de resíduos sólidos e dará condições dignas de trabalho aos catadores que hoje realizam a separação no lixão.

Além da coleta seletiva, estão sendo construídos um aterro sanitário e centros de triagem para a correta separação do lixo. “O objetivo é que até o fim de 2014 pelo menos 15% dos resíduos sólidos já passem pelo processo de reciclagem. Atualmente apenas 3% do lixo seco é reciclado no DF”, disse.

A estimativa é que o lixão seja erradicado até a metade deste ano. A partir da próxima segunda-feira (17) começa a operar em todas as cidades do DF, inclusive nas áreas rurais, um sistema integrado de coleta seletiva de resíduos sólidos, disponibilizado atualmente em apenas cinco das 31 regiões administrativas. A licitação para a contratação das empresas responsáveis pelo serviço foi concluída no final de 2013.

A coleta seletiva será feita em dias e horários específicos, que serão divulgados até quarta-feira (12) pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), e recolherá somente o lixo seco (papel, plástico, vidro e alumínio). Os caminhões da coleta convencional, responsáveis por retirar o descarte orgânico – basicamente produtos de origem animal e vegetal -, continuarão cumprindo a escala e o itinerário normalmente.

Divisão do DF – Para que o projeto seja colocado em prática, o SLU dividiu o DF em quatro lotes, que serão atendidos pelas empresas CGC, Valor Ambiental e Quebec. O contrato terá validade de cinco anos. As empresas serão responsáveis pela coleta, transporte e descarga de resíduos recicláveis, que serão 100% destinados às 32 cooperativas cadastradas no órgão.

http://blogs.maiscomunidade.com/

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: