Gama e Santa Maria realizam Pré- Conferência de Cultura

Foto: Gama e Santa Maria realizam Pré- Conferência de Cultura   Neste sábado (20), cerca de 60 pessoas participaram da Pré-Conferência de Cultura, realizada no Centro de Ensino Médio 02 do Gama, Setor Central da Cidade. Lideranças populares, artistas e produtores, professores e estudantes, integrantes do governo e a comunidade do Gama e Santa Maria reuniram para discutir e analisar politicas públicas nos eixos temáticos propostos pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.  O encontro é preparatório à IV Conferência Distrital de Cultura, que será realizada em Brasília, no mês de setembro. Entre os temas propostos estão, diversidade, descentralização, democratização, economia da cultura, patrimônio cultural e arquitetura, formação e intercâmbio cultural.  De acordo com o Secretario de Cultura do Distrito Federal, Amilton Pereira, em cada pré-conferência é apresentado um conjunto de propostas, análises e criticas, a qual será apresentada pelos delegados eleitos, na plenária final da conferência de cultura do DF, onde serão indicadas as prioridades para colocar em execução.  “Nós queremos ter um sistema nacional de cultura. A cultura é muito importante pra qualificar o projeto de desenvolvimento. Hoje nós não podemos nos satisfazer apenas com aquilo que é a garantia de moradia, alimento e transporte. Nós precisamos do alimento espirito, isso não é pra depois” disse o secretario.   Pela manhã, após credenciamento os participantes foram divididos em grupos para discussão do sistema de cultura do DF que abordaram os quatro eixos temáticos da Conferência. Após o debate entre os grupos, foi elaborado um documento com as principais propostas. No domingo será realizada eleição para a escolha dos delegados que representarão as cidades do Gama e Santa Maria na Conferência Distrital.  “Essa pré-conferência territorial e regional de cultura é um demonstrativo de que cada região administrativa do Distrito Federal está se organizado para discutir as suas politicas públicas. A gente quer trazer pra todos a oportunidade da inclusão e criar novos normas especificas para que as coisas possam ser cobradas e cumpridas de acordo com o referencial de normas”,  relata o membro do Conselho Regional de Cultura do Gama-DF e Comunicador comunitário, Flávio Pinheiro.   MANIFESTAÇÕES Durante o encontro, os integrantes das entidades representativas da sociedade organizada, Fórum Comunitário e Instituto Comunitário do Gama, além do Parlamento Popular Independente da cidade realizaram protestos.     O movimento “Acorda Gama” é contra a prática do GDF em nomear Administradores Regionais sem para isso ouvir a população.  Fonte: DF-Agora


Neste sábado (20), cerca de 60 pessoas participaram da Pré-Conferência de Cultura, realizada no Centro de Ensino Médio 02 do Gama, Setor Central da Cidade. Lideranças populares, artistas e produtores, professores e estudantes, integrantes do governo e a comunidade do Gama e Santa Maria reuniram para discutir e analisar politicas públicas nos eixos temáticos propostos pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

O encontro é preparatório à IV Conferência Distrital de Cultura, que será realizada em Brasília, no mês de setembro. Entre os temas propostos estão, diversidade, descentralização, democratização, economia da cultura, patrimônio cultural e arquitetura, formação e intercâmbio cultural.

De acordo com o Secretario de Cultura do Distrito Federal, Amilton Pereira, em cada pré-conferência é apresentado um conjunto de propostas, análises e criticas, a qual será apresentada pelos delegados eleitos, na plenária final da conferência de cultura do DF, onde serão indicadas as prioridades para colocar em execução.

“Nós queremos ter um sistema nacional de cultura. A cultura é muito importante pra qualificar o projeto de desenvolvimento. Hoje nós não podemos nos satisfazer apenas com aquilo que é a garantia de moradia, alimento e transporte. Nós precisamos do alimento espirito, isso não é pra depois” disse o secretario.

Pela manhã, após credenciamento os participantes foram divididos em grupos para discussão do sistema de cultura do DF que abordaram os quatro eixos temáticos da Conferência. Após o debate entre os grupos, foi elaborado um documento com as principais propostas. No domingo será realizada eleição para a escolha dos delegados que representarão as cidades do Gama e Santa Maria na Conferência Distrital.

“Essa pré-conferência territorial e regional de cultura é um demonstrativo de que cada região administrativa do Distrito Federal está se organizado para discutir as suas politicas públicas. A gente quer trazer pra todos a oportunidade da inclusão e criar novos normas especificas para que as coisas possam ser cobradas e cumpridas de acordo com o referencial de normas”, relata o membro do Conselho Regional de Cultura do Gama-DF e Comunicador comunitário, Flávio Pinheiro.

MANIFESTAÇÕES
Durante o encontro, os integrantes das entidades representativas da sociedade organizada, Fórum Comunitário e Instituto Comunitário do Gama, além do Parlamento Popular Independente da cidade realizaram protestos.

O movimento “Acorda Gama” é contra a prática do GDF em nomear Administradores Regionais sem para isso ouvir a população.

Fonte: DF-Agora

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: