Folia dentro dos eixos


Por Arthur H. Herdy e Gabriela de Almeida

Ju Rodrigues, ex-Saiabamba: a cantora será destaque em duas prévias de casas noturnas (Foto: Gabriela Cerqueira)

Festa com a cantora Ju Rodrigues e Vinícius de Oliveira, do Adora-Roda Outro Calaf (Setor Bancário Sul, quadra 2, bloco Q, lojas 5 e 6, Edifício João Saad). Dia 30 de janeiro, às 21h. Grátis até as 22h. R$ 20,00. …

Ruas lotadas, confete, serpentina, samba, suor e cerveja. Essa poderia ser a descrição de um típico dia de Carnaval no Rio de Janeiro, Salvador, Recife ou Olinda, grandes polos da festa de Momo no país. Por mais inusitado que isso pareça a muitos candangos, o script acima também valeu para Brasília em 2013 — e tem tudo para atingir proporções quase estratosféricas neste ano. A festa, que reunia gatos-pingados no passado, ganha vigor a cada temporada e pode arrastar meio milhão de foliões (no último ano foram 350 000). Em uma celebração livre de amarras ou fórmulas predefinidas, essas pessoas vão tomar as ruas da capital sem os adereços de luxo da Sapucaí nem a opulência dos trios elétricos baianos, mas apoiadas em animação, criatividade, bom humor e muita diversidade musical.

Marca desse movimento renovador, os blocos de rua são a face mais divertida e alegre da celebração. Além de algumas agremiações históricas, a exemplo do Pacotão e da Baratona, surgiram nos últimos anos novos cordões, como o Aparelhinho, criado pelo coletivo Criolina, e o Babydoll de Nylon, seguido por homens que vestem a tradicional peça do guarda-roupa feminino. Liderados por jovens que se cansaram de reclamar da tímida programação, esses novatos já são destaque na agenda carnavalesca de Brasília. Embora a festa tenha início oficialmente em março, os tamborins começam a esquentar nesta semana e só vão esfriar depois que o reinado de Momo terminar. A lista é extensa, variando de música pernambucana no CCBB a festas de esquenta com artistas nacionais, shows diversos, desfiles de escolas de samba, ensaios e cortejos dos cordões de rua. A primeira atração está marcada para esta quinta, 30 (confira o roteiro completo no fim da matéria).


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: