Fiéis preparam festa de Corpus Christi mesmo com chuva Helton Oliveira, da Agência Brasília

Foto: Hmenon Oliveira- 30/05/2013


Cerca de 600 jovens montaram hoje de manhã tapetes com serragem, e programação inclui também shows e missa

BRASÍLIA (30/5/13) – Mesmo com a chuva, cerca de 600 jovens católicos montaram hoje os 30 tapetes na Esplanada dos Ministérios para a comemoração de Corpus Christi, que deve reunir 80 mil fiéis durante a Santa Missa marcada para às 17.00, celebrada pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha.

“A razão para perseverar é mesmo servir a Deus, e a chuva não está atrapalhando tanto assim não”, ressaltou a estudante Bianca Porto, de 16 anos, que faz parte do grupo de adolescentes católicos do Colégio Militar, responsável pela montagem de dois tapetes.

A festa de Corpus Christi é o momento de celebrar a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, segundo a tradição católica, e, tradicionalmente, o tapete só pode ser pisado ao final da missa pelo sacerdote que conduz a hóstia consagrada – representação do corpo de Cristo.

“Com a celebração, ressaltamos o valor da santa eucaristia numa grande festa de unidade, em que toda a igreja se reúne em torno de Deus”, explicou o coordenador de comunicação da Arquidiocese de Brasília, padre José Émerson de Barros.

Os quadros montados com serragem, sal, arroz e outros grãos na Esplanada dos Ministérios marcam o percurso da procissão, que ocorrerá após a Santa Missa, momento no qual o sacerdote abençoa os fiéis por três vezes.

Em Brasília, comemora-se o Corpus Christi desde 1961, e inicialmente era feita apenas uma pequena procissão entre a igreja Santo Antônio, na 911 Sul, e a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, na 307/308 Sul.

SEGURANÇA – A Polícia Militar colocou 250 policiais a pé, em carros e em motocicletas para cuidar da segurança da população durante a celebração.

“A gente se preocupa mais com a região ao redor do evento para evitar furtos e outros delitos”, afirmou o coronel Gouveia, comandante do 6º Batalhão, ao lembrar que a festa é bastante tranquila.

As três faixas da esquerda nas vias N1 e S1 do eixo monumental estão interditadas na altura da Esplanada dos Ministérios.

Mas, a partir das 16.00, a N1, no sentido Praça dos Três Poderes, será bloqueada por completo na altura da Catedral, e a outra pista, a S1, sentido Rodoviária, estará totalmente interditada no nível da L4 norte.

Quem for de carro para a missa das 17.00 poderá deixá-lo nos estacionamentos do Museu da República e dos anexos dos ministérios, mas o estacionamento do Teatro Nacional será usado apenas por pessoas credenciadas.

O Batalhão de Trânsito colocará 70 policiais, 15 motocicletas e 10 veículos para o policiamento de trânsito, e haverá dois pontos de travessia de pedestres na altura da Catedral, tanto na via N1 quanto na via S1.

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: