Facebook: novo vírus se espalha pela rede; saiba como removê-lo

(Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)

10

Oi, Ronaldo! Talvez você possa me ajudar. Nessa semana começou a aparecer postagens no meu perfil com uma história de traição onde o marido encontra a esposa tendo uma relação íntima com o amante. O problema é que eu não compartilhei esse post, e também não marquei os meus amigos. Mas nessa publicação aparece eu com mais 94 pessoas. Como faço para remover esse vírus? Aline

Olá, Aline! O problema que você está enfrentando, também já foi relatado por outros leitores. O que provavelmente está acontecendo em sua conta no Faebook é que foi instalado no navegador de internet do seu computador algum complemento malicioso. A praga virtual responsável pelas publicações no seu perfil realiza a prática de ‘phishing’ (roubo de informações eletrônicas). Além de obter as suas credenciais no Facebook, ela também realiza postagens com o objetivo de redirecionar a uma página falsa todos os seus amigos que clicarem sobre os links. Nessa página, será requerida a instalação de uma extensão falsa, a qual também irá realizar postagens nos perfis de que permitir a sua instalação.

Para remover a praga virtual, é preciso seguir os seguintes passos:

Google Chrome

1 – Abra o navegador e digite chrome://extensions/ na barra de endereços.

2 – Remova todas as extensões suspeitas instaladas, clicando no ícone em formato de lixeira ao lado da descrição da extensão.

Internet Explorer 

1 – Abra o navegador e selecione a opção “ferramentas” posicionada no canto superior direito do programa.

2 – Clique em “Gerenciar Complementos”, localize a aba “barras de ferramentas e extensões”, selecione extensões suspeitas e clique no botão desabilitar, no canto inferior direito.

Mozilla Firefox  

1 – Abra o navegador e clique no menu principal.

2 – Localize no canto superior direito a opção “complementos”, clique em “opções” e remova todas as extensões suspeitas, clicando no botão desativar.

Permissões de aplicativos no Facebook 

Independente do navegador usado pelo leitor, também é recomendável que seja revistas todas as permissões concedidas a aplicativos de terceiros que possam postar em nome do dono do perfil. Para revisar as permissões de aplicativos, clique nesse link e remova todos os aplicativos suspeitos ou que você não lembrar qual a sua finalidade.

Como evitar ser marcado nas postagens maliciosas  

O ideal é que nas configurações de privacidade esteja habilitada a opção que permite a análise prévia antes que o conteúdo seja publicado. Para habilitá-la, siga os passos abaixo:

– Acesse o perfil no Facebook, clique no ícone em formato de cadeado e após na opção “Configurações”. Ou se preferir, nesse link.

– Clique na opção privacidade, edite a permissão que corresponde a quem pode postar na linha do tempo do seu perfil. Deixe apenas a opção “somente eu”.

– Ative a análise das publicações nas quais seus amigos marcam você antes de serem exibidas na sua linha de tempo.

>>> Como identificar o modelo de memória instalada no PC? 

Eu pretendo aumentar a memória do PC para deixá-lo mais rápido. Mas não tenho certeza sobre qual o modelo instalado. Você tem alguma sobre como identificar qual é o modelo de memória compatível com o meu computador? Guilherme

Olá, Guilherme! Para identificar quais são as especificações do módulo de memória RAM instalado no seu PC, você pode usar um programa gratuito chamado CPU-Z, disponível para download nesse link aqui. Através desse programa é possível obter todos os detalhes necessários para a identificação do modelo de memória que você precisa.

>>> Privacidade das informações contidas numa planilha armazenada no Google Drive 

Aquela planilha que você ensinou a criar no Google Drive corre o risco de ser acessada por outras pessoas enquanto ela estiver na internet? Neusa

Olá, Neusa! A planilha de controle de gastos pessoais é criada numa área restrita, para acessá-la será necessário informar as credenciais de segurança do proprietário da conta no Google Drive. Para garantir a segurança da informações contidas na planilha, é preciso ter a mesma precaução com o acesso indevido aos e-mails no Gmail.

Imagem: Reprodução/G1

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/facebook-novo-virus-se-espalha-pela-rede-saiba-como-remove-lo.html

 

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: