Ex-presidente Lula presta depoimento à Procuradoria-Geral

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou depoimento, nesta quinta-feira (7), na Procuradoria Geral da República em Brasília. Segundo informações, Lula foi ouvido a respeito da Operação Lava Jato, investigação da Política Federal que apura desvios da Petrobras. O conteúdo do depoimento, porém, ainda não foi divulgado.

f_340576

Em março, o ex-presidente havia prestado outro depoimento para a Polícia Federal no âmbito da mesma investigação. Na ocasião, ele foi alvo de um mandado de condução coercitiva.

Para a PF e para o Ministério Público, há indícios de que o petista tenha sido beneficiado por empreiteiras investigadas na operação. Construtoras envolvidas com o desvio de recursos da estatal teriam realizado serviços em um sítio em Atibaia, interior de São Paulo, e em um tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, ambos imóveis supostamente ligados ao ex-presidente.

Segredo de Justiça

Também hoje, o ministro do Supremo Tribunal Teori Zavascki decidiu colocar em segredo de Justiça parte da investigação da Operação Lava Jato que cita o ex-presidente Lula.

A decisão foi tomada após a Corte receber do juiz federal Sérgio Moro os áudios em que a presidente Dilma Rousseff e ministros do governo aparecem em conversas com Lula, que estava sendo monitorado pela Polícia Federal.

No mês passado, a Corte decidiu que as investigações da Operação Lava Jato sobre o ex-presidente devem permanecer no STF, por envolver conversas entre Lula e a presidenta. Os diálogos foram divulgados após a decisão de Sérgio Moro que retirou o sigilo das investigações.

Antes do julgamento, Moro reconheceu que seu entendimento sobre a questão foi incorreto. O juiz disse que não determinou a quebra de sigilo telefônico de nenhuma pessoa com prerrogativa de foro e que os diálogos envolvendo a presidenta Dilma e os ministros do gabinete pessoal da Presidência, Jaques Wagner; e da Fazenda, Nelson Barbosa; além de parlamentares, foram encontradas de forma fortuita nas investigações

 

BAND

About Willams Rocha

%d blogueiros gostam disto: