Ex-missionário do Vaticano relata ter sido submetido à escravidão sexual

Ex-missionário do Vaticano relata ter sido submetido à escravidão sexual

Homem, agora com 36 anos, também diz ter feito trabalhos forçados entre 1997 e 2002

TOPSHOTS A picture shows the Tiber river and St Peter's basilica at sunset on November 3, 2015 in Rome.  AFP PHOTO / FILIPPO MONTEFORTE

TOPSHOTS
A picture shows the Tiber river and St Peter’s basilica at sunset on November 3, 2015 in Rome. AFP PHOTO / FILIPPO MONTEFORTE

 

Brasília – Casa de Santa Marta, anexo ao Palácio Apostólico, 7h30 (4h30 em Brasília) de 15 de setembro. O papa Francisco recebe das mãos do teólogo e jornalista espanhol José Manuel Vidal um dossiê com denúncias contra a Comunidade Missionária de São Paulo Apóstolo e de Maria Mãe da Igreja (MCSPA, pela sigla em inglês). “Publique-o, publique-o”, reagiu o pontífice. “Ele mudou de semblante, ficou possesso. Antes de ler os títulos das reportagens que elaboramos, estava sorridente. Depois, olhou-me fixamente e parecia indignado. Tive a sensação de que ele conhecia algo sobre o caso”, contou Vidal à reportagem, por telefone, de Madri.

Nos documentos, o ex-missionário Paulino (nome fictício), de 36 anos, relata ter sido submetido a trabalhos forçados e a escravidão sexual entre 1997 e 2002. Segundo ele, tudo ocorria com a anuência e a participação de Francisco “Paco” Andreo, o fundador da organização de eclesiásticos e laicos que estendeu seus tentáculos de Barcelona para vários países e realizou obras de infraestrutura na África. Paco morreu de câncer há dois anos. “Não se trata de algumas maçãs podres. Estamos falando de uma organização sectária dentro do seio da Igreja”, disse Vidal.
O escândalo, que acaba de ser divulgado, é mais um que envolve o Vaticano. As finanças da Santa Sé, marcadas pelo desperdício e má gestão de doações para a caridade, são alvo do novo Vatileaks, com as revelações sobre a estagnação das reformas impulsionadas pelo papa Francisco. Dois livros, com documentos reservados, aportados pelo padre espanhol Lucio Ángel Vallejo Balda e pela laica italiana Francesca Chaouqui, acusados e detidos pelo Vaticano no fim de semana por roubo de textos confidenciais, denunciam os males da Cúria Romana.
Os livros, que serão publicados nesta semana, são Avaricia, de Emiliano Fittipaldi, da revista L’Espresso, e Via Crucis, de Gianluigi Nuzzi, jornalista do grupo de televisão Mediaset. Segundo Fittipaldi, o Vaticano emprega os recursos de doações para os pobres em sua administração central.
Francesca Chaouqui, de 33 anos, era uma espécie de agente duplo, que após sua prisão por ordem da procuradoria do Vaticano decidiu confessar o que sabia sobre o Vatileaks. “Eu não traí o papa”, escreveu, ontem, em um tuíte, após ser libertada por colaborar com a Justiça. As investigações estão  em curso. (Com agências)

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: