Estudantes de Planaltina conhecem e ajudam a recuperar parque ecológico

RENATO SOUZA

Estudantes de Planaltina conhecem e ajudam a recuperar parque ecológico
Crianças da 4ª série realizaram trilha ecológica. Gari se emociona ao dar aula de cidadania aos alunos
Um grupo de estudantes de Planaltina teve uma rotina diferente na última quinta-feira (02). Meninos e meninas da 4ª série do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima foram além dos muros da escola e conheceram o Parque Sucupira, uma área de proteção ambiental e de lazer a poucos metros da instituição.
Além de conhecer as plantas nativas do Cerrado, os estudantes acompanharam o trabalho de recolhimento de entulho e aprenderam a preservar a natureza. Trabalhadores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), mostraram para as crianças um pouco mais do seu trabalho e deram uma aula de cidadania para as crianças.
Para a gari Genira Dias, essa é uma forma de preservar a natureza e reconhecer o trabalho realizado pelos profissionais da limpeza urbana. “As pessoas não dão valor ao nosso trabalho, mas hoje ele foi reconhecido. Tivemos a oportunidade de ensinar os estudantes a preservar a natureza e cuidar da sua higiene. O mais importante é que as crianças vão levar essas informações para os pais, que são os grandes responsáveis por jogar lixo nessa região. Já me emocionei muito por ter a oportunidade de mostrar um pouco do meu trabalho”, afirma Genira.
Estudantes da Universidade de Brasília (UNB), campus Planaltina (FUP), também acompanharam a trilha ecológica. Silvanilda Caxias, é estudante do curso de Ciências Naturais e acredita que o projeto é importante para chamar a atenção para a degradação da área. “Esse parque deveria ser protegido e fica bem perto da escola e da FUP, mas é pouco conhecido pela comunidade”, afirma.

Crianças fizeram trilha pelo cerrado – Foto: Renato Souza

Planaltina Sustentável
O administrador de Planaltina, Nilvan Pereira, conta que o projeto de limpeza faz parte do projeto Planaltina Sustentável. “O projeto pretende recuperar áreas ambientais degradadas e reciclar os materiais que podem ser reaproveitados. Daqui os materiais serão separados e reciclados, o que não for aproveitado será jogado no aterro da cidade Estrutural”, afirma Nilvan.
O parque
O Parque Recreativo Sucupira foi criado oficialmente em 1996 pela lei distrital n.º 1.318. O local fica próximo ao campus da Universidade de Brasília. A área tem 250.000 m² quadrados e divide os bairros Do Setor Tradicional, Vila Nossa Senhora de Fátima, Setor Residencial Oeste e Condomínio Estância. Na área, é possível encontrar plantas típicas do cerrado. O local possui uma vegetação que é constituída por cerrado, mata ciliar do Ribeirão Mestre D’armas, do córrego Fumal e da nascente do córrego Buritizinhos, com árvores frutíferas nativas do cerrado como pequi, jatobá, araticum, cagaita, e outras. 
Mas todo esse patrimônio natural está ameaçado por invasões, acúmulo de lixo jogado pela comunidade e o descaso das autoridades com a preservação do local. Em uma das nascentes do Sucupira, há esgoto sendo jogado na água e as invasões avançam cada vez mais sobre a área preservada.

Aniversário

No próximo dia 19 de agosto, Planaltina completa oficialmente 153 anos. Segundo a administração da cidade, estão previstos vários eventos para comemorar a data. Haverá shows, desfile cívico e militar entre outros eventos da sociedade civil.


Da redação do Alô

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: