Estação russa será inaugurada na Universidade de Brasília


Estação russa será inaugurada na Universidade de Brasília

Estação óptica a laser faz parte do Glonass, sistema russo de posicionamento por satélites similar ao GPS. Primeira estação desse tipo fora da Rússia foi instalada na UnB no ano passado

Na tarde desta segunda-feira (14), a Universidade de Brasília passará a contar com um inovador aparato tecnológico originário da Rússia. Será inaugurada a estação óptica a laser Sazhen-TM-BIS no campus Darcy Ribeiro.

A estação faz parte do sistema Glonass – Global Navigation Satellite System –, um sistema de monitoramento terrestre via satélites similar ao GPS norte-americano – Global Positioning System.

O lançamento oficial será às 15h, no auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB).

Segundo o CDT, a estação – que está em funcionamento no Centro de Informática (CPD-UnB) – é responsável por medir distâncias usadas para localizar posições na superfície terrestre. Sua função é melhorar os sinais que chegam ao usuário final e reduzir erros de posicionamento.

No ano passado, foi instalada na UnB a primeira estação desse tipo fora da Rússia. A previsão é de que mais 50 nesses moldes sejam instaladas em todo o mundo.

Também de acordo com o CDT, a estação da UnB faz parte de um acordo de cooperação internacional entre Brasil e Rússia para o desenvolvimento de pesquisas na área aeroespacial.

Clique aqui para saber mais.

Estarão presentes na inauguração, o diretor do CDT, Paulo Suarez, o vice-chefe da Agência Espacial Russa (Roscosmos), Saveliev Sergei, o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Braga Coelho e o reitor da UnB, Ivan Camargo.

Fonte: UnB Agência

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: