Esporte: Semana Paralímpica agita os Centros Olímpicos

Esporte: Semana Paralímpica agita os Centros Olímpicos

Com o objetivo de sensibilizar e integrar os alunos com e sem deficiência dos Centros Olímpicos, a Secretaria de Esporte realiza de 6 a 16 de maio mais uma edição da Semana do Esporte Paralímpico, também denominado Encontro do Esporte Paralímpico 2014.

“Essa iniciativa irá reforçar a ideia de inclusão por meio do esporte, além disso, o evento vai promover a integração entre todos os alunos, independente de terem ou não quaisquer tipos de deficiência”, afirmou o secretário de Esporte, Célio René.

O evento é direcionado a todos os alunos das unidades dos Centros Olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião, que na ocasião serão convidados a vivenciar algumas modalidades adaptadas, a fim de se conscientizarem sobre as dificuldades do outro e trabalharem a inclusão social.

Atividades

Durante a primeira semana de realização do evento haverá curso de criatividade e modelagem em argila, ministrado por pessoas com deficiência visual. Os participantes terão uma experiência tátil, com os olhos vendados, para depois produzirem suas peças. E terão a oportunidade de contemplar esculturas produzidas por artistas que têm a visão prejudicada. Paralelamente, vão conhecer equipamentos utilizados por cegos para escrita, leitura e locomoção, além de aprenderem noções de como guiar uma pessoa com deficiência visual em situações do dia a dia, como passar por uma porta, sentar-se em uma cadeira, subir e descer escadas.

Na segunda semana, haverá oficinas de experimentação de basquete em cadeira de rodas, bocha adaptada, parabadminton e vôlei sentado. A programação inclui ainda gincana e corrida de orientação. Cada grupo deve contar com ao menos um integrante com deficiência ou simulando alguma deficiência. As equipes deverão cumprir trajetos nos Centros Olímpicos, organizando-se da melhor forma para que todo o grupo possa concluir a atividade.

Programação:

6/5 (terça): Curso de criatividade e modelagem em argila no CO Samambaia

7/5 (quarta): Curso de criatividade e modelagem em argila no CO Ceilândia

8/5 (quinta): Curso de criatividade e modelagem em argila no CO Riacho Fundo I

9/5 (sexta): Curso de criatividade e modelagem em argila no CO São Sebastião

13/5 (terça): Experimentação de modalidades esportivas adaptadas nos quatro COs

14/5 (quarta): Gincana nos quatro COs

15/5 (quinta): Corrida de orientação nos quatro COs

16/5 (sexta): Encerramento do evento no Centro Olímpico de Samambaia

Informações: Secretária de Esporte do DF

Leia também!http://acontecebrasilia.com.br/CulturaEmBrasilia/esporte-semana-paralimpica-agita-os-centros-olimpicos/ 

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: