Especialista ensina como superar o medo de falar em público


Especialista ensina como superar o medo de falar em público
Superar esse obstáculo pode render boas colocações na carreira e até um dinheiro extra


ThinkStock

Se a sua lista de resoluções de carreira para 2014 não inclui melhorar suas habilidades de falar em público, talvez devesse. Falar em público pode ajudar a fazer contatos, obter financiamento para um novo projeto ou promover uma causa da qual você goste.

O que eu aprendi ao longo do tempo, ao prestar atenção enquanto os outros falam e estar na frente das audiências algumas vezes, fez-me entender que falar em público, mesmo em um contexto profissional, é uma performance. Conrad Teitell, um advogado da Cummings & Lockwood, em Stamford, especialista no terceiro setor, quando vai discursar, chega com uma mala cheia de itens, quase como um magico que tira truques da manga.

Entre aqueles que já viram mais de uma palestra de Teitell, já é famosa a galinha de borracha que ele usa para enfatizar a necessidade de comprovar doações de caridade. Eu o vi arremessá-la pela sala ou oferecê-la como um “prêmio” para um membro do público que responde a uma de suas perguntas corretamente.

Teitell reconhece que a maioria das pessoas não consegue apresentar todas essas acrobacias. Mas ensina, com o seu exemplo, que é possível para cada um de nós desenvolver o nosso próprio estilo memorável de fala. Por duas vezes, ele me convidou para participar dos cursos que ministra para advogados sobre como falar em público: uma vez em 2005 e novamente em dezembro último.

Suas principais lições são: conhecer seu publico, preparar o ambiente, apresentar-se, aquecer o publico, não pensar que o jogo está ganho, e fazer anotações.

Assine a revista impressa, em www.assineforbes.com.br

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: