Entrevista com Raimundo Abreu – artista da Estrutural

(Fotos Facebook de Raimundo Abreu) 


Por: Ana Jara Macêdo

Colaborou: Amarildo Lima


  O blog ” A Política e o Poder” convidou o artista e bailarino Raimundo Abreu artista da cidade Estrutural, para dar uma entrevista sobre sua vida artística, falando de suas dificuldades e os resultados que tem alcançado.


 Raimundo, é natural de Bom Jesus do Piauí. Já foi dançarino das bandas conhecidas  como, “Chamego Nordestino”, “Forró Boneca Safada”, “Forró Rasga Calcinha”, “Versáteis do Forró”, “Gathiares da Bahia”, dentre outras.
Blog: Quando despertou o seu interesse no mundo artístico?
Raimundo: Desde criança eu via minha mãe dançar em roda de carimbó, e danças regionais como “Folia de Reis”, no estado do Piauí.

Blog: Quais são as dificuldades que tem enfrentado para executar o seu trabalho dentro da cidade?

Raimundo: As dificuldade são muitas, entre elas inserir esta cultura numa comunidade de povos diversificados, no qual não há uma cultura própria.

Blog: Diante dessas dificuldade, você conta com o apoio de algum órgão não governamental ou governamental, como a administração da cidade?

Raimundo: Não. 
Blog: Você já procurou algum órgão, e quais foram as respostas obtidas?

Raimundo: Sim. Porém, a resposta encontrada não foi muito satisfatória. Eles estudam os projetos, mas a decisão final é mais política do que cultural.

Blog: Essa decisão política se deve ao fato de você ter um irmão que é prefeito de quadra, blogueiro e oposição da atual gestão da Brasília?

Raimundo: Acredito que de certa forma isso possa ter alguma influência no peso da decisão final. E isso não deveria ser desta forma, é necessário que entendam que, o governo tem o dever de apoiar projetos que irão trazer resultados satisfatórios para a comunidade em geral.

Blog: Você tem feito algumas apresentações na cidade, como você avalia o apoio da administração neste sentido?

Raimundo: Sou apaixonado pelo que faço. Porém, não conto com o apoio da administração da cidade. O que não acho justo,é, que os artistas de fora     recebem e contam com todo o apoio da administração, enquanto nós, artistas da cidade atuamos de forma voluntária e sem o mesmo apoio.
Blog: Neste ano de 2013 já houve alguma promessa de ajuda para realizar a festa junina com a famosa “Quadrilha do Raimundão” ?

Raimundo: Promessa não há. Apenas o convite que acontece todos os anos, pois é a época em que mais precisam de mim.

Blog: Para finalizar. Você já contou com algum apoio de alguém?

Raimundo: Sim. Por incrível que pareça, o secretário do esporte Julio Ribeiro, que conheci no passeio ciclístico na cidade, onde falei sobre minha dificuldade de espaço para os ensaios da quadrilha e das demais danças, se dispôs a ceder o espaço do Centro Olímpico. Hoje, estamos ensaiando todas as terças e quintas as 20:00 e aos domingos as 19:30. 
Blog: Que bom hein Raimundo! Diante de todas as dificuldade enfrentadas, pelo menos alguém se dispôs a ajudar. O que você tem a dizer para finalizar este nosso bate papo?

Raimundo: Só tenho a agradecer primeiramente a Deus que me motiva a continuar realizando o projeto, e ao secretário de esporte Julio Ribeiro, juntamente com o diretor do Centro Olímpico Jhonathan Andrade, por este apoio. Mas continuarei minha luta pela regularização do nosso trabalho que é a valorização da nossa cultura.

Redação do Blog: A politica e o poder


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: