Entrega de coletes e carteirinhas vai melhorar a qualidade de trabalho dos catadores.


Entrega de coletes e carteirinhas vai melhorar a qualidade de trabalho dos catadores.

A partir da próxima semana, será cobrada dos catadores a identificação para entrar no lixão. Desde o início do mês, eles estão recebendo do SLU e Valor Ambiental os coletes e carteirinhas com as informações pessoais. Até agora, mais de mil e trezentas pessoas já receberam. A medida visa melhorar a segurança e as condições de trabalho dos catadores. 

A maioria das pessoas que trabalham na coleta de materiais reciclados aprovou a novidade. Mesmo antes de começar a ser exigida a identificação na portaria do lixão, muitos catadores já estão usando os coletes. “Nós estamos muito animados, acreditando que de fato desta vez vai melhorar o trabalho e a segurança para o catador. Hoje entra qualquer pessoa no lixão, e na hora que quer, nós corremos o risco de ser assaltado. Com essa organização e a presença da Polícia Militar esses problemas vão acabar”, afirmou Moisés Rodrigues Ferreira, presidente da Cooperativa Plasferro.

A entrega dos coletes e carteirinhas está sendo feita aos catadores identificados pelas cooperativas. Mais de dois mil catadores foram cadastrados.  
A identificação dos catadores faz parte de uma série de medidas que estão sendo tomadas pelo Governo do Distrito Federal para dar mais cidadania aos catadores. Vários órgãos estão desenvolvendo ações de forma paralela. A Polícia Militar está com viaturas fazendo rondas diariamente no local. A Secretaria da Criança junto com o com Conselho Tutelar e Secretaria de Desenvolvimento Social trabalha para retirar as crianças que trabalham como catadoras e oferecer a elas atividades alternativas. 

http://www.scia.df.gov.br/

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: