Eleições 2014 Ibope: Arruda lidera pesquisa para governo do DF


Eleições 2014

Ibope: Arruda lidera pesquisa para governo do DF
Arruda, cuja candidatura é ameaçada de impugnação, aparece com 32% das intenções de voto, seguido pelo governador Agnelo Queiroz (PT), que tem 17%, e Rodrigo Rollemberg (PSB), com 15%

Candidatos ao governo do DF, Arruda (PR), Agnelo Queiroz (PT) , Rodrigo Rollemberg (PSB) (Sérgio Lima/Folhapress, Agência Câmara, Agência Senado/VEJA)

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Ibope mostra que o ex-governador do Distrito Federal José Arruda (PR) lidera as pesquisas com 32% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Agnelo Queiroz, que disputa a reeleição pelo PT, com 17%. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) está em terceiro com 15%. Toninho (PSOL) e o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB) aparecem empatados, com 6% cada. Perci Marrara (PCO) tem 1%.

Como Arruda tem treze pontos porcentuais a menos que a soma de todos os outros candidatos (45%), a pesquisa desta quarta-feira sugere que a disputa pelo governo do Distrito Federal terá segundo turno. A pesquisa mostrou ainda que 13% dos eleitores votariam em branco ou nulo, e 10% não souberam responder.

Embora lidere as pesquisas, Arruda corre o risco de ter sua candidatura impugnada por causa da condenação no mensalão do DEM. Arruda foi condenado à perda dos seus direitos políticos por oito anos pelo crime de improbidade administrativa e ao ressarcimento de 300.000 reais aos cofres públicos. Na sexta-feira, o candidato entrou com uma contestação ao pedido de impugnação do MP, mas a Justiça eleitoral ainda não se pronunciou sobre o caso.

Rejeição — A pesquisa do Ibope também mostra que o candidato petista tem o maior grau de rejeição, 46%, enquanto Arruda aparece com 32%. O senador Rollemberg é o menos rejeitado entre os três melhores colocados, com apenas 7% dos eleitores respondendo que não votariam nele.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: