Educação Especial e Inclusiva!!!!

Educação Especial e Inclusiva!!!!

Julio César: liderança mantida

Julio César: liderança mantida

Na semana passada, no trajeto entre a minha casa e o meu trabalho, me deparei com uma cena que me estimulou muito: um jovem com deficiência visual, muito bem vestido, atravessava, no semáforo, uma rodovia bastante movimentada, acompanhado apenas do seu cão guia. Me veio à mente tratar-se de um advogado, ou talvez de um executivo muito importante. De certo, dada a sua postura, tratava-se de uma pessoa que, apesar dos seus limites, foi muito bem educado, aproveitou as oportunidades e superou suas dificuldades. Pensei: deve ser filho de alguém importante.

Por alguns instantes me vi obrigado a reconhecer que, caso aquele jovem não pertencesse à uma família bem sucedida, se dependesse apenas do Estado e da Educação Especial disponível na rede oficial de ensino, jamais teria alcançado aquela condição social.

Infelizmente, essa é a realidade da maioria das crianças e dos jovens que, por qualquer razão, necessitam de cuidados especiais. Percebi isso, com muita clareza, quando participei, hoje pela manhã, da reunião na CLDF com diretores, professores e pais de alunos do ensino especial.

Com razão, cobra-se do Estado e da sociedade uma visão menos preconceituosa. Crianças e adultos que necessitam de cuidados especiais não precisam de “pena” ou de caridade, precisam, na verdade, de respeito ao seu direito constitucional de igualdade e de inclusão social. Não são poucos em Brasília os que superam as suas limitações e conquistam espaços em todos os seguimentos profissionais. Basta, para tanto, a justa oportunidade.

Os professores da rede oficial de ensino que estiveram conosco na CLDF, reconhecem que já avançamos muito, principalmente com a aprovação, nas últimas semanas, do Plano Distrital de Educação, em contrapartida, precisamos, enquanto agentes públicos, reconhecer que ainda há muito a ser feito.

Como cidadão, reconheço que a construção de uma nova visão sobre o tema, sem preconceitos, leva tempo e, nesse sentido, manifestações públicas e corajosas como as que vi hoje no encontro com os pais e professores de alunos especiais, dão o tom e apressam as mudanças necessárias e desejadas.
Por outro lado, como Deputado Distrital, faço questão de aperfeiçoar minha postura e viabilizar o diálogo entre a CLDF e a sociedade, para, o quanto antes, promover soluções eficientes e de longo prazo sobre o tema.

Júlio César Ribeiro
Deputado Distrital – PRB/DF

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: