‘Domingão do Faustão’ completa 25 anos líder em audiência e com quadros do formato original

faustao-domingao-25
Fausto Silva foi precursor em deixar o jornalismo para comandar programa de variedades
(Imagem: Divulgação/TV Globo)

   “Estamos começando na Rede Globo um novo programa. A partir de hoje, seu domingo a tarde não será mais o mesmo”, disse Faustão na abertura do primeiro ‘Domingão’, em 26 de março de 1989. Já na estreia, a atração mostrou o formato de variedades que exibe até hoje, com entrevistas, brincadeiras, apresentações musicais e a participação da plateia.

Lançado no domingo de Páscoa, o programa recebeu Xuxa, acompanhada das Paquitas, como primeira atração. A edição também contou com a presença de artistas do elenco da Globo e teve links de repórteres de diversas regiões do país, que saudaram o ‘Domingão’ e fizeram entrevistas. De São Paulo, o jornalista Reginaldo Leme falou com o então piloto da Fórmula 1, Maurício Gugelmin, que tinha conquistado o terceiro lugar no Grande Prêmio do Brasil.

O formato da atração, segundo o próprio apresentador, foi baseado em características do rádio, onde ele chegou a apresentar o ‘Balancê’ pela Rádio Globo. Ao chegar na TV Globo, depois de passar por Gazeta, Record e Band, o comunicador pretendia comandar algo que fosse diferente do conteúdo produzido em outros canais, principalmente na emissora de Silvio Santos.

“O projeto inicial era fazer um programa totalmente ao vivo e, principalmente, com a integração total do jornalismo, do esporte e de todas as áreas da empresa. Hoje até que estamos bem próximos disso. Mas, naquele início, era fundamental que fizéssemos um programa totalmente diferente do programa do Silvio e, principalmente, que trouxesse a agilidade, o dinamismo, a rapidez e a flexibilidade do rádio”, analisou Fausto, em depoimento concedido ao site Memória Globo em 2006.

Quadros como a ‘Pegadinha do Faustão’, que levava famosos a desempenharem papéis de carteiro, por exemplo, para observar a reação das pessoas, e o ‘Caminhão do Faustão’, que viajava por várias cidades distribuindo prêmios para os sorteados, marcaram época na TV brasileira. Já as ‘Videocassetadas’, com gravações engraçadas enviadas pelo público para a produção do programa, estão no ar desde a estreia e, atualmente, encerram a atração. Também desde o início, as dançarinas do programa executam as coreografias no fundo do palco.

Inicialmente gravado no antigo Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, o programa começou a ser transmitido da Central Globo de Produção (Projac) só em março de 1999. Ainda assim, alguns quadros eram gravados em São Paulo. Desde 2006, o ‘Domingão’ passou a ser transmitido, duas vezes por mês, dos estúdios da Globo na capital paulista.

Pela proximidade com o universo artístico, a atração contou com o maestro Edson Frederico como primeiro diretor musical do programa. Depois, a função foi assumida por Caçulinha. Em janeiro de 2005, o músico Luiz Schiavon, ex-integrante do grupo RPM, aceitou a função e desde abril de 2011 o Trio Baladão, formado pelos DJs Marion Lemonnier, Heitor Lima e João Crahim animam a atração.

‘Domingão’ já fez parte do jornalismo global
Há exatos 25 anos, o programa debutou sob a direção de J.B. de Oliveira (Boninho), Detto Costa e Maurício Nunes, com a direção-geral de Augusto César Vannucci e passou por algumas reformulações sendo comandado por Roberto Talma (1998/99), Alberto Luchetti (1999/2000); Maurício Tavares (2000) e Luiz Gleiser (2000/2001). Nos anos seguintes, o programa teve outros três diretores: Luiz Nascimento (2001/2002), quando o Domingão esteve subordinado à Central Globo de Jornalismo, Maurício Sherman (2002/2003), quando voltou à responsabilidade da Central Globo de Produção, Ângela Sander (2003/2006) e Jayme Praça, que ocupa o cargo desde maio de 2006.

faustao-domingao-25Fausto Silva foi precursor em deixar o jornalismo para comandar programa de variedades
(Imagem: Divulgação/TV Globo)
faustao-domingao-25-2
Há 25 anos, apresentador anuncia os “reclames do plim-plim” (Imagem: Divulgação/TV Globo)
faustao-domingao-25-3
Fausto Silva no ar durante os primeiros anos do ‘Domingão’ (Imagem: Geraldo Modesto/TV Globo)


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: