Doce sabor do morango


Por: Júlia Carneiro

  Aroximadamente cem mil pessoas devem visitar um dos eventos mais tradicionais do Distrito Federal nesta época do ano: a Festa do Morango de Brasília. Os seis dias da 18ª edição da festa, neste final de semana e no próximo, contarão com barracas de comidas regionais, artesanato e, é claro, muito morango. Além da fruta in natura, os visitantes poderão provar tortas, pavês, geleias, gelatinas, compotas, sorvetes, morango no palito com cobertura de chocolate, bombons, mousses, rocamboles, licores e sucos na Morangolândia, com preços abaixo do valor de mercado. 

Os amigos José Crosara, Yassmin Awwad e Luiza Pararaguá não perderam tempo e compraram o máximo de doces que puderam provar. “Creme, torta, mousse, bombom, bolo e espetinho com chocolate” enumera Luiza, de 18 anos. Yassmin já havia ido à festa no ano passado e, dessa vez, fez questão de levar o namorado e a amiga para conhecerem. “É muito legal. A gente adora morango e vem só para comer”, brinca Yassmin, 18 anos.

Mudas

Além dos doces, as famílias aproveitam para levar para casa mudas para plantio e caixas da fruta. O professor Francisco Neto e a mulher, Tatiana Dias, foram conhecer o evento pela primeira vez e saíram satisfeitos. “É bem diferente do que a gente faz geralmente. Estamos gostando muito. Os preços nem valem tanto a pena assim, mas estamos experimentando um pouco de tudo”, confessa Francisco.

O casal mora no Guará e voltou para casa com cinco caixas de morango a R$ 7 cada uma. “Gostamos muito de morango, senão nem teríamos nos deslocado de tão longe para vir conhecer”, conclui o professor.


Um dos 250 expositores que trabalham neste ano já é um veterano da Morangolândia. Há seis anos o agricultor Rosário Costa e Silva, de 28 anos, participa com os seus morangos. “Esse ano até já superou as nossas expectativas. No primeiro dia de festa deu mais movimento que nos anos anteriores. Tivemos uma queima de estoques”, brinca, satisfeito.

Hoje, a festa será pontuada pelo concurso de receitas elaboradas pelos produtores rurais. O público participa, assistindo e degustando gratuitamente todos os pratos. Fugindo do roteiro gastronômico, todos os dias tem apresentações culturais, muita música sertaneja e dança.

Serviço

Local: Sede da ARCAG – Núcleo Rural Alexandre Gusmão Incra 6 – Brazlândia – Brasília-DF

Data: sextas, sábados e domingos (30 de agosto a 8 de setembro)

Horário: 9h às 22h

Entrada: Franca

Dica: Nenhuma barraca aceita cartão, leve dinheiro

Programação

Domingo – 01/9/2013

14:30: 9º Concurso de Receitas com Morango

21:00: Luiz Fernando & Eduardo

22:30: César Menotti & Fabiano

Sexta – 06/9/2013

19:00: Abertura da 24ª Exposição Agrícola de Brazlândia/DF

21:30: Rock Street Crew

22:30: Moleque Show

00:00: Daniel Duran

Sábado – 07/9/2013

21:00: Thiago Henrique

22:30: Mozart Feliciano

00:00: Humberto & Ronaldo

Domingo – 08/9/2013

Entrega das premiações: Torneio Agrícola; Concurso de Receitas e Propriedades Exemplares da cadeia produtiva do Morango.

14:30: Heverton & Herverson

22:30: Maria Cecília & Rodolfo

Brazlândia é o segundo maior centro produtor de morangos da Região Centro-Oeste. A área produtiva de morangos é de cem hectares, onde são gerados, na alta da safra, mais de mil empregos diretos. São cerca de 90 agricultores atuando na região. No período de safra, a produção de morangos chega a mais de 2,5 mil toneladas.

As principais variedades de morango produzidas em Brazlândia são o Dover, Sweite Charslie e Oso Grande, os dois últimos conhecidos pelos seus deliciosos sabores; mas é a variedade Dover a mais cultivada.

A produção de morangos de Brazlândia é exportada para Salvador (BA), Goiânia (GO), Belém (PA) e Manaus (AM), além de abastecer o Distrito Federal. O fruto contém vitaminas A, C, e E, além de ser rico em frutose e sacarose e pobre em carboidratos.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: