Doação de Leite Materno 2014


Autossuficiente: Distrito Federal é referência mundial do programa de aleitamento materno
Brasilia recebe título de

O Distrito Federal é a única cidade do mundo autossuficiente na captação e fornecimento de leite humano.

Essa conquista foi reconhecida pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (22), data histórica em que o governador Agnelo Queiroz recebeu, no Rio de Janeiro, uma placa com o título de “Capital Brasileira dos Bancos de Leite Humano”…

“Brasília é a primeira cidade do Brasil e do mundo autossuficiente em relação ao leite humano justamente por uma politica arrojada e por uma consciência das mães em doar. Doar leite humano é salvar vidas, e esse titulo é, de fato, um grande orgulho, porque tem significado de solidariedade”, enfatizou o governador durante solenidade no Instituto Nacional Fernandes Figueira/Fiocruz.

Com o recebimento do título, o governador apresentou ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, e demais autoridades da área de aleitamento materno do estado do Rio de Janeiro, as estratégias adotadas pelo Governo do Distrito Federal para obter resultados positivos nessa política pública.

Entre os pontos levantados pelo chefe do Executivo do DF está a recuperação das estruturas físicas dos bancos de leite, a integração de áreas em prol desse serviço, como a atuação do Corpo de Bombeiros ao buscar as doações, e, sobretudo, a conscientização das doadoras “que têm um papel de fundamental importância”.

No evento, que foi transmitido pela internet para todo o Brasil e exterior, o Distrito Federal foi elogiado: “Brasília não é só a capital brasileira dos bancos de leite. É a capital do mundo e deve servir de exemplo”, destacou o ministro da Saúde.

Os números da capital, divulgados pelo governador, são expressivos e demonstram o empenho do governo nesta área. Ao todo, o DF conta com 15 bancos de leite e três postos de coleta, estrutura que, em 2013, foi responsável por coletar 17,4 mil litros de leite humano e alimentar 11 mil bebês.

De acordo com o secretário de Saúde do DF, Elias Miziara, os bancos de leite da capital foram criados há mais de 30 anos e, nesse período, foram se consolidando. Para ele, o recebimento desse título demonstra que a cidade está no rumo correto.

“É importante destacar que esse título mostra o quanto a população de Brasília demonstra confiar no seu sistema publico de saúde, quando ela participa ativamente como doadora de leite. Essa ação salva vidas, e por isso Brasília está de parabéns”, concluiu.

CAMPANHA – A solenidade em que o DF foi homenageado serviu também para o lançamento da Campanha Nacional de Doação de Leite Materno de 2014. A iniciativa, capitaneada pelo Ministério da Saúde, tem o slogan “Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe”.

O objetivo da ação é aumentar em pelo menos 15% o volume de coleta em todo o país, uma vez que os estoques de vários estados estão em níveis baixos.

“Brasília é, na prática, a capital mundial da amamentação, da doação de leite humano, dos bancos de leite. Me sinto extremamente emocionado, e é uma satisfação enorme ver a nossa cidade e nosso sistema de saúde transformado numa referência mundial”, concluiu o governador, bastante aplaudido na solenidade ao apresentar a campanha de doação feita pelo GDF e veiculada nas rádios e TVs da capital federal.

(F.M./I.M.*)

Fonte: FÁBIO MAGALHÃES -.Agência Brasília – 23/05/2014 

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: