DFTrans promove varredura no Passe Livre


Kamila Farias

O Sistema de Bilhetagem do Distrito Federal passará por um pente-fino para evitar fraudes. O Transporte Urbano do DF (DFTrans) investigará todo o sistema de pagamento com  os cartões (cidadão, vale-transporte, especial, estudantil e funcional), mas a operação já iniciou pelo Passe Livre para os Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e problemas já foram identificados.


De acordo com o chefe da assessoria jurídica  do DFTrans, Samuel Santos, a operação se desencadeou após uma solicitação da direção, com o objetivo de evitar qualquer tipo de falcatrua. “Vamos estudar também o passe estudantil e todo o resto do sistema, até chegar ao vale-transporte, que apesar de ser um serviço pago, também pode apresentar algum tipo de problema. Por exemplo, ele deve ser usado para trabalhar e pode ter alguém utilizando com outras finalidades”, afirma.


Apesar de ainda não ter números concretos, o DFTrans já identificou irregularidades no uso do Passe Especial (utilizado por pessoas com deficiência, portadores de câncer, do vírus HIV, de anemias congênitas e coagulatórias, como hemofilia e doentes renais crônicos). A Lei 4.582/2011 estabelece oito viagens por dia para o beneficiário, ou 16 caso necessite de um acompanhante. No entanto, o benefício estava sendo usado de forma suspeita.


“Identificamos pessoas usando o cartão com uma diferença muito pequena de tempo, chegando a usar as oito passagens a cada minuto. Com isso, já houve dois casos de cobradores demitidos por justa causa, pois o usuário entrega o cartão para o cobrador, e depois vai até o DFTrans pedir a segunda via do cartão, alegando que perdeu. Enquanto isso, a outra pessoa já utilizou todo o crédito. Por isso, estamos pedindo que a pessoa apresente um boletim de ocorrência”, informa.

Segundo Samuel, nos casos de cartões  identificados com uso incorreto, os usuários serão chamados para dar explicações e terão o benefício suspenso.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br   

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: