Deputados do PT dizem que o PED não influenciará as eleições nos Estados


Deputados do PT dizem que o PED não influenciará as eleições nos Estados
Processo de Escolha Direta, dizem os parlamentares, só servirá mesmo para escolher os dirigentes municipais, estaduais e nacional da legenda

(Brasília-DF, 01/11/2013) A dez dias da realização dos Processos de Escolhas Diretas (PEDs) que elegerão os novos membros dos diretórios municipais, estaduais e nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), todos os parlamentares petistas procurados pela reportagem da Política Real afirmaram que os PEDs não irão influenciar os rumos das sucessões estaduais que acontecerão no próximo ano.

Para o deputado Rogério Carvalho (PT-SE) que concorre para se tornar o futuro presidente do diretório regional do PT sergipano, “esse momento (dos PEDs) não define 2014”. Segundo ele, “o que vai definir 2014 é o debate interno do partido para definir qual é a sua política de aliança e como nós vamos nos posicionar na disputa de 2014”.

“Porque no PT não tem derrotado. No PT, a eleição é para estabelecer quem lidera, mas para liderar um conjunto que continua militando dentro do partido e o partido definirá, coletivamente, qual é o seu rumo”, acrescentou Rogério Carvalho.

Questionado se está confirmada a presença do PSB do senador Antonio Carlos Valadares (SE) na aliança estadual que deverá apoiar a reeleição do atual governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto, do PMDB, o petista Rogério carvalho afirmou que acredita que os socialistas deverão estar no mesmo palanque do PT e PMDB para tentar reeleger Jackson Barreto.

“Tem que perguntar ao senador Valadares. Não depende da gente. Eu não tenho como responder por ele. Eu acredito, e pelo que ele tem dito, vai apoiar Jackson Barreto ao governo do Estado”, finalizou o deputado Rogério carvalho.

Solenidade na Bahia

No mesmo sentido, o deputado Afonso Florence (PT-BA) afirmou que a definição do novo presidente do diretório regional no Estado tampouco deverá alterar o quadro sucessório no estadual. Florence apoia para presidir o PT na Bahia o atual secretário de organização da legenda no Estado, Everaldo Anunciação.

Mas, reservadamente, alguns petistas que apoiam a pré-candidatura do senadorWalter Pinheiro (PT-BA) ao governo da Bahia afirmaram que farão, assim que se encerrar o PED local, uma grande solenidade a favor da indicação do senador que tentará suceder, em 2014, o governador Jaques Wagner.

Disputam com Walter Pinheiro a indicação para ser o provável candidato pelo PT ao governo do Estado, o secretário de Planejamento e ex-presidente da Petrobras,Sérgio Gabrielli; o ex-prefeito de Camaçari, Luís Caetano; e o deputado federal licenciado e chefe da Casa Civil, Rui Costa, que seria o nome preferido do atual governador.

“Tudo indica que não e eu defendo que não. O partido constituiu uma comissão que tem dialogado com o governador e com os pré-candidatos”, falou Afonso Florence após ser questionado se o PED poderia influenciar a definição da escolha do pré-candidato do PT ao Palácio de Ondina.

Sem disputa

Os deputados Fernando Ferro (PT-PE) e Nazareno Fonteles (PT-PI) seguiram o mesmo discurso. Para o diretório regional do PT pernambucano, Fernando Ferro apoia o nome da deputada estadual Teresa Leitão para assumir o comando da legenda no Estado. O grupo de Teresa Leitão e Fernando Ferro disputa o controle do PT no Estado com o grupo do senador Humberto Costa (PT-PE) que pretende eleger como presidente do diretório estadual Bruno Ribeiro. Outros dois candidatos lutam para assumir o comando da legenda em Pernambuco.

Já no Piauí, não há nenhum quadro de disputa interna. Para assumir o diretório do PT piauiense, os petistas têm apenas o nome de Regina Souza, suplente do senadorWellington Dias (PT-PI) que deverá ser candidato, em 2014, ao governo do Estado. O senador Wellington Dias que já governou o Piauí entre 2003 a 2010 não tem nenhum adversário interno para ser mais uma vez candidato ao governo estadual.

(Por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: