Deputado critica suspensão de projeto criado para combater criminalidade

Deputado critica suspensão de projeto criado para combater criminalidade

Ao saber que o projeto havia sido suspenso pela Secretaria de Segurança Pública, o parlamentar resumiu a situação em uma palavra: frustração

Francisco Dutra

Especial para o Jornal de Brasília

Mal começou o mês de preparação para a batalha de votações na Câmara Legislativa  e o GDF cometeu um tropeço, justamente, com o seu líder no Legislativo. O projeto Esporte à Meia Noite é uma das bandeiras do deputado Julio César (PRB). Ao saber que o projeto havia sido suspenso pela Secretaria de Segurança Pública, o parlamentar resumiu a situação em uma palavra: frustração.

Pelas contas do deputado, o projeto atendia, aproximadamente, 800 jovens afastando-os da criminalidade. “O papel da Secretaria de Segurança Pública é criar ferramentas e programas que venham a diminuir os indicadores da  violência e não é uma atitude como essa”, criticou.

Promessa: será retomado

Júlio César procurou o Buritio para esclarecimentos. Segundo ele, o governo afiançou que o projeto seria retomado nos próximos meses pela Secretaria de Educação. Mas, a princípio, o distrital  discorda com a mudança.

“Foram dois equívocos. Primeiro suspendeu-se o programa sem fazer reuniões, audiências. E depois querem enviar o projeto para a Educação, quando ele tem mais a ver com o Secretaria de Esportes”, afirmou. A pasta dos Esportes está sob a gestão do PRB.

O segundo semestre será difícil para o GDF. Além de retomar projetos paralisados no primeiro semestre, o Buriti enviará uma série de novas propostas para aumentar a receita e pagar os servidores públicos em dia. Considerando a fragilidade da base, cada passo do Executivo deve ser dado com cuidado.

“Não podemos dizer que essas coisas não têm nada haver. Alguns secretários acabam prejudicando o trabalho do governo que quer tirar o DF da crise”, declarou. Ironicamente, nesta semana, o Buriti ampliou as reuniões do Conselho de Governo para reforçar as alianças entre partidos e parlamentares.

Governista, o deputado Joe Valle (PDT) comentou que parte do secretariado não está familiarizada com o trato político e o Executivo precisa agir com atenção redobrada quando quiser alterar projetos que são bandeiras de parlamentares.

“Cometer rupturas é muito ruim. Nessa hora, é melhor chamar o deputado antes, conversar, perguntar se ele tem sugestões. É preciso fazer com que a base se sinta pertencente, participe do governo”, explicou.

O deputado Wasny de Roure (PT) acrescentou que o projeto vem atendo jovens desde o governo Arruda. Na sua avaliação, o governo errou na suspensão, principalmente, porque a diminuição dos índices de violência têm sido um dos poucos carros-chefes do Buriti.

Secretário diz que mal-estar será superado

Do ponto de vista político, o secretário de Relações Institucionais, Marcos Dantas, avalia que o mal estar com o líder governista será superado. Dantas garantiu que a intenção do governo jamais foi de extinguir o projeto, mas sim de aperfeiçoa-lo.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública explicou que  estão sendo avaliados o número de alunos atendidos  e os contingentes de profissionais das áreas parceiras do projeto.  Segundo a pasta,  o programa será retomado em agosto em seis regiões: Sobradinho II, Ceilândia, Brazlândia, Planaltina, Estrutural e Itapoã.

Controle maior

A secretaria  também declarou que o realinhamento do programa é estratégico, para melhorar a qualidade. Segundo o órgão, procura-se ganhar efetividade, com maior controle sobre os resultados atingidos.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

http://www.jornaldebrasilia.com.br/noticias/politica-e-poder/629827/deputado-critica-suspensao-de-projeto-criado-para-combater-criminalidade/

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: