Depósito da CIA TOY pega fogo na Cidade Estrutural


Por volta das 13h desta terça-feira (23), um incêndio consumiu o depósito de brinquedos da Cia Toy, localizado na quadra 08 da Cidade Estrutural. O Corpo de Bombeiros tomou conhecimento do ocorrido às 13h40, o fogo foi controlado por homens do quartel do Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), outros batalhões também foram acionados para ajudar no controle das chamas. No total, setenta soldados e diversos agentes da Defesa Civil participaram da ocorrência.

Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros e chefe da operação, Rogério Ribeiro Alvarenga, a causa do incidente ainda é desconhecida, de acordo com o militar, o foco dos homens do Corpo de Bombeiros durante o trabalho de contenção das labaredas foi evitar que os galpões vizinhos fossem atingidos. “A dinâmica do incêndio era incerta, a única informação que a gente tinha foi repassada por trabalhadores que estavam nesse galpão. Na hora do fogo todos saíram”, explicou.

As chamas chegaram a 12 metros e a fumaça podia ser vista há 5 km do local, quem estava em frente na Casa do Governador, por exemplo, podia ver a fumaça saindo do galpão. Segundo o subsecretário de operações da Defesa Civil, Coronel Sérgio Bezerra, além do suporte ao Corpo de Bombeiros, o órgão vai investigar o fato de que no local estava acontecendo uma obra e verificar se a mesma estava regular. “É um grande incêndio pelo fato de estar acontecendo uma obra nós vamos investigar se o lugar tem a BIT, que é um procedimento normal da Defesa Civil”, disse o subsecretário.

A dona de casa Dalila de Brito de Sales estava na casa da filha que mora em frente ao galpão e disse que só percebeu o incêndio após ouvir um barulho que chamou sua atenção. “Nós ouvimos só os pipocos. Estava estourando e quando saímos o fogo já estava bem alto e quando olhamos dos dois lados o fogo já estava la dentro e os trabalhadores do galpão já estavam do lado de fora.” Contou a dona de casa.

O incêndio foi classificado como de grande porte. Cerca de 80% do espaço foi consumido pelas chamas. No galpão tinha plásticos para embalagem, brinquedos e isopor. Parte do teto desabou e os bombeiros foram orientados a combater o fogo por fora, já que o telhado poderia desabar.Duas plataformas de 32m cada auxiliaram no procedimento.

Segundo o Major Luiz do Corpo de Bombeiros, o maior problema é que se trata de um depósito de plástico. “Devido ao risco, os bombeiros isolam o material que está queimando. Vai ficar uma viatura no local só de segurança e as outras vão embora, porque não dá pra apagar, é muito material pegando. Ai como tem risco de desabamento, acidente de trabalho,é mais viável fica uma viatura apenas controlando, mão deixando que esse fogo passe para outros locais, o risco de desabamento é muito alto,” firmou.

Por esse motivo, a Defesa Civil interditou o galpão até que o laudo técnico esteja pronto o que deve levar trinta dias. Já o laudo do Corpo de Bombeiros tem prazo de quinze dias sendo prorrogado por mais quinze, só depois disso que a Defesa Civil vai concluir o caso informando se foi criminoso ou não.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: