De Olho no Senado: Alberto Fraga (DEM)

Foto: Reprodução

Na série ‘De olho no Senado’ de hoje, vamos analisar o perfil de Alberto Fraga, ex- deputado federal, derrotado nas eleições de 2010 quando concorreu ao cargo de senador pelo DEM.

Tido por muitos como um político linha dura, Alberto Fraga se destaca como um forte opositor ao governo. Para as eleições de 2014, Fraga já deixou bem claro que concorrerá uma vaga ao senado. Apesar de ter sido derrotado nas eleições de 2010, Fraga não deixou a política de lado, passando a ocupar o cargo de presidente do Democratas no Distrito Federal.

Forte aliado ao ex-governador José Roberto Arruda (PR), antes de encerrar as convenções partidárias e das definições sobre quem coliga com quem, houve então, boatos de que Fraga faria uma aliança com José Roberto Arruda, informação essa, não confirmada. Mesmo se a aliança com Arruda não der certo, o democrata tentará costurar um acordo com a deputada Eliana Pedrosa (PPS), pré-candidata ao governo do DF.

Histórico

Em 2002, foi eleito deputado federal com 27.939 votos e reeleito em 2006 com 95.514 votos, pelo então PFL. Durante os mandatos foi vice-líder do PMDB, em 2003, vice-líder do PFL, entre julho de 2005 e janeiro de 2007, e vice-líder do DEM.

Foi o líder da Frente Parlamentar pelo Direito à Legítima Defesa, que comandou a campanha do NÃO, vencedora no Referendo das Armas de 2005 sobre a proibição da venda de armas e munições no Brasil.

Licenciou-se do cargo de deputado no período de 2007 a 2010, quando ocupou o cargo de Secretário de Transportes do Distrito Federal. Teve como principais projetos o Brasília Integrada e a extinção do transporte irregular.


Por Jean Marcio Soares


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: