CULTURA Biblioteca exibe filme sobre Claudio Santoro


Sessão acontecerá nesta sexta-feira (10), às 19h30, com entrada franca, na Biblioteca do Paranoá

ROBERTO CASTRO

A Biblioteca do Paranoá será transformada em cinema, nesta sexta-feira (10), quando se tornará palco da exibição de um filme de 91 minutos com a biografia do maestro Claudio Santoro. A exibição tem entrada gratuita, e a sessão se inicia às 19h30.

De John Howard Szerman, o documentário de longa metragem Santoro – O Homem e Sua Música, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), é um resumo da vida e obra do músico, compositor, professor e maestro Claudio Santoro.

Autor de mais de 600 peças musicais, indo de simples prelúdios para piano a 14 sinfonias para grandes orquestras e uma ópera, da música dodecafônica ao nacionalismo e à música eletroacústica, Santoro passou por diversas fases e já foi comparado a Igor Stravinski pela totalidade de vertentes musicais que experimentou ao longo dos seus quase 70 anos de vida.

Nascido em Manaus, em 1919, o menino prodígio fez seu primeiro recital de violino aos 12 anos, sendo aclamado pela imprensa especializada amazonense. O Governador do Amazonas logo assinou um decreto concedendo-lhe uma bolsa de estudos para cobrir as despesas com sua formação no Conservatório de Música do Distrito Federal, na época Rio de Janeiro.

Veio a Brasília em 1962, a convite de Darcy Ribeiro, para criar o Departamento de Música da UnB. Aqui manteve sua residência até a sua morte em 1989. Criou a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, que hoje, como o Teatro, leva o seu nome.

Narrar esse universo de forma a revelar o homem e a obra, numa linguagem que consiga equilibrar o artista genial e o ser humano no dia a dia é a proposta do documentário.

SERVIÇO

Filme: Santoro – O Homem e a Sua Música, de John Howard Szerman

Data: 10/1/2014 (sexta-feira)

Horário: 19h30

Local: Biblioteca do Paranoá

Endereço: Praça Central em frente à Caixa Econômica

Agência Brasília

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: