Cristalândia também irá receber a modalidade de tempo integral em duas escolas

 


Cristalândia também irá receber a modalidade de tempo integral em duas escolas

O processo de universalização da educação nos municípios piauienses encontra-se em ritmo acelerado. Isto porque, cada vez mais, o Governo do Estado tem investido na implantação de escolas de tempo integral, bem como a instalação de núcleos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), levando conhecimento de nível médio e superior à população mais carente. Na última quinta-feira (20), o governador Wilson Martins inaugurou mais uma dessas unidades, desta vez, no município de Cristalândia.

Para o governador, a construção de núcleos da UAB beneficia não só aqueles que pretendem obter qualificação em diferentes níveis, em especial o superior, mas também são meios de acesso para o restante da população às novas tecnologias. “Como a unidade inaugurada fica localizada nas dependências de uma escola de nível fundamental, os computadores e equipamentos para acesso à internet serão peças fundamentais para a realização de pesquisas e para a familiarização destes com as novas tecnologias”, argumenta.

O secretário estadual da Educação, Átila Lira, explicou que a partir do polo de Corrente serão irradiados os demais núcleos instalados na região. Os trabalhos no núcleo recém-inaugurado devem começar de imediato, atuando na modalidade de educação profissional através do ensino a distância. “Já os cursos em nível superior devem ser instalados em parceria com a Universidade Estadual do Piauí”, relata Lira ao comentar que o núcleo possui laboratório de informática equipado com internet, bem como uma biblioteca composta por 500 livros atualizados.

 

Na oportunidade, Átila Lira afirmou que vai se empenhar para concretizar outro desejo do governador: implantar a modalidade de ensino em tempo integral em pelo menos uma escola do estado. Em Cristalândia, duas escolas serão adaptadas para receber a modalidade de tempo integral, sendo equipadas com laboratórios e outras estruturas necessárias. “Nosso intuito é melhorar cada vez mais os índices da educação básica no Piauí, além de levar ensino de qualidade a todos os moradores deste estado”, completa o secretário. Para a construção do núcleo foram investidos mais de R$ 89 mil oriundos dos cofres estaduais.

Anúncio de reforma e outros benefícios

Após visitar as instalações da Unidade Escolar Coronel José Nogueira, o governador Wilson Martins autorizou a realização de uma reforma geral nas instalações da unidade de ensino, melhorando as condições estruturais e de equipamentos do prédio. Entre os benefícios incluídos nesta reforma estão a perfuração de um poço tubular para fornecimento de água aos estudantes, além da construção de uma quadra de esportes.

“Em cada escola do estado que possuir mais de 500 alunos vamos construir uma quadra de esportes, estimulando as práticas esportivas entre os jovens e, ao mesmo tempo, destinando um espaço público para o entretenimento desses jovens”, ressalta Wilson Martins.

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: