Construções irregulares são retiradas do Setor de Inflamáveis

Construções irregulares são retiradas do Setor de Inflamáveis

BARRACO

Cerca de 50 moradias serão desmontadas até está terça-feira (2). Elas estão em área de risco

O governo de Brasília iniciou a retirada de cerca de 50 ocupações irregulares na manhã desta segunda (1). A invasão está em área pública no Setor de Inflamáveis, que fica no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A operação foi dividida em três partes. Nas duas primeiras, aproximadamente seis hectares foram desapropriados. A terceira ocorrerá nesta terça (2).

Estudo da Defesa Civil realizado neste ano mostrou que se trata de um local de risco, por causa dos gasodutos e oleodutos. Algumas construções derrubadas hoje estavam a menos de três quilômetros dos depósitos de inflamáveis, sendo que deveriam estar a, no mínimo, dez quilômetros.

Em um dos barracos, três adultos, acompanhados de 12 menores, resistiram à atuação da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), e a Polícia Militar precisou intervir. Um jovem foi apreendido e encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Em outro ponto, manifestantes tentaram fechar uma das ruas do SIA, mas foram contidos pelas forças de segurança.

O gerente de Operações da Subsecretaria da Ordem Pública e Social (Seops), da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, Sérgio Santos, ressalta que é fundamental manter o perímetro sob vigilância após a retirada. “Muitas vezes, quando saímos, os invasores iniciam uma nova demarcação de território, tentam criar outra invasão no lugar.”

Duas pás mecânicas, nove caminhões e trator foram utilizados durante a operação. Entre o material coletado estavam tijolos, madeirites, arames farpados, estacas e outros restos de construção civil. Ligações ilegais elétricas (gambiarras) e cisternas também foram desativadas.

Acolhimento

De acordo com levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, 14 famílias foram retiradas do Setor de Inflamáveis nesta quarta-feira. Dezoito pessoas aceitaram ser encaminhadas à Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias (Unaf), em Taguatinga, onde há refeições e acompanhamento de assistentes sociais. O local também possui dormitório e pode ser utilizado enquanto durar a situação de vulnerabilidade.

Também participaram da retirada servidores do Corpo de Bombeiros, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia Energética de Brasília (CEB) e do Departamento de Trânsito (Detran), além de conselheiros tutelares.

Fonte: Agência Brasília

http://www.jornaldebrasilia.com.br/noticias/cidades/623727/construcoes-irregulares-sao-retiradas-do-setor-de-inflamaveis/

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: