Conplan deverá concluir nesta terça-feira a votação do PPCub

Conplan deverá concluir nesta terça-feira a votação do PPCub Alguns integrantes do conselho declararam o voto por escrito
Thaís Paranhos

Parque das Sucupiras: área ameaçada com a possível criação da Quadra 500 do Setor Sudoeste

O Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) será analisado amanhã pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) rodeado de polêmicas. A votação, caso seja concluída, tampouco encerra o debate do documento, criticado por arquitetos e urbanistas sobre a forma como foi conduzida a aprovação dos itens. Na última terça-feira, a câmara técnica, criada pelos conselheiros para destrinchar as planilhas e os mapas do projeto de lei que determinam o futuro da área tombada da capital, pediu um prazo maior a fim de concluir o trabalho e apresentar o voto ao restante do grupo. Vencida essa etapa, o próximo passo será encaminhar o projeto para apreciação pela Câmara Legislativa.

Inconformados com a maneira como o PPCub foi encaminhado ao Conplan para votação, alguns integrantes do conselho declararam o voto por escrito. Os representantes da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF (CAU) e da ONG Rodas da Paz não aprovaram o projeto. “Fizemos nossas críticas e vamos esperar para ver o que vai acontecer com o debate. Penso que o PPCub tem condições de avançar e se tornar, efetivamente, um plano de preservação”, afirmou o representante da UnB no conselho, o arquiteto Benny Schvarsberg.

No início deste ano, diante da polêmica em torno do assunto e enquanto o Conplan estava suspenso por decisão judicial, especialistas e governo criaram um grupo de trabalho para revisar o projeto de lei e os pontos mais polêmicos. Com a recomposição do grupo, o PPCub voltou à pauta de discussão sem a conclusão do trabalho de revisão na Câmara, o que desagradou aos arquitetos. Para Benny, os itens que provocam mais discussões, como a ocupação da orla do Lago Paranoá e da porção oeste do Eixo Monumental, a privatização de áreas destinadas à unidade de vizinhança e a Quadra 901, deveriam ter discussões mais aprofundadas. “O debate, até agora, é inconcluso. Não obstante algumas pessoas dizerem que nunca um projeto foi tão discutido, nunca foi tão necessário discutir um projeto”, completou Benny.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/03/24/interna_cidadesdf,419075/conplan-devera-concluir-nesta-terca-feira-a-votacao-do-ppcub.shtml

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: