Congresso promulga emenda que permite profissionais das Forças Armadas atuarem no SUS

  O deputado republicano Vitor Paulo participou nessa terça-feira (11/02) de Sessão Solene do Congresso Nacional de promulgação da Emenda Constitucional 77/2014. A mudança permitirá aos médicos das Forças Armadas a acumulação de outro cargo público, como já acontece com os profissionais civis para atuarem no Sistema Único de Saúde – SUS.

O objetivo da PEC é evitar a constante evasão de profissionais das Forças Armadas, devido à impossibilidade de exercício de outro cargo. Esse problema prejudica principalmente a população de regiões de fronteira, inclusive os indígenas. A Emenda 77 é resultante da Proposta de Emenda à Constituição 122/2011, de autoria do senador licenciado e atual ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella (PRB/RJ). A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (05/02), com o número 293/2013.

Vitor Paulo observa que o Sistema Único de Saúde, o SUS, ganhará um reforço de mais de 20 mil profissionais de saúde das Forças Armadas, proporcionando, assim um significativo aumento na qualidade de atendimento na rede pública. “Trata-se da inserção de profissionais altamente qualificados do Exército, Marinha e Aeronáutica, que vão colaborar, com a vida da população de um modo geral, inclusive, das pessoas que residem em locais, muitas vezes, inóspitos”, disse.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: