Coletivo retorna com coluna diária de política

camara-dos-deputados-brasilia-petrede


O Jornal Coletivo retorna a partir de hoje com a coluna Coletivo Político, de segunda a sexta-feira, com as mais recentes informações do meio político e as articulações e movimentações visando às Eleições 2014. A coluna também será publicada diariamente no Blog, sempre as tardes. E-mails para a coluna: rcallado@jornaldacomunidade.com.br ou ricardocallado@gmail.com

Por Ricardo Callado

Fraga ao Senado

Nos próximos dias o ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM) deve assumir que será pré-candidato ao Senado na chapa do ex-governador José Roberto Arruda (PR), que pretende concorrer novamente ao Palácio do Buriti. Nas eleições de 2010, Fraga também tentou o Senado e conseguiu 511 mil votos. Mesmo com a expressiva votação, ficou em terceiro lugar atras de Cristovam Buarque (833 mil votos) e Rodrigo Rollemberg (738 mil). Inicialmente a chapa de Arruda teria o senador Gim Argello (PTB), que está encerrando o mandato. Gim saiu desgastado da nomeação rejeitada ao TCU. O senador está assimilando o golpe e deve decidir seu destino nos próximos dias. Não descarta uma candidatura a deputado.

Eliana

A deputada distrital Eliana Pedrosa (PPS), pré-candidata ao Governo do Distrito Federal, também foi convidada pelo ex-governador Arruda para ser a postulante ao Senado em sua chapa. Eliana havia fechado uma aliança com Fraga e o PSDB, de Luiz Pitiman.

Aliança quebrada

Se Fraga seguir com Arruda, o acordo com Eliana será quebrado. O PSDB também lançou Pitiman para o Palácio do Buriti. O isolamento de Eliana pode leva-la a um acordo com o PSB, do senador Rodrigo Rollemberg, outro que é pré-candidato ao GDF.

Vice ou Senado

Eliana poderia ser candidata a vice de Rollemberg ou disputar o Senado. O outro companheiro de chapa será o deputado federal Reguffe (PDT), que também teria as mesmas alternativas. Resta saber se Eliana enfrentaria Fraga na disputa ao Senado, já que são muito próximos.

Arruda

O ex-governador Arruda ainda não desistiu de atrair Eliana para sua coligação. A deputada é uma das parlamentares mais bem articuladas do Distrito Federal. Bom de bastidor e de oposição. Eliana vem dando canseira no governo Agnelo.

Metrô

A greve do metrô do DF entra na sua terceira semana. Hoje os transtornos ficam por conta da população que precisa do transporte para se locomover. Em outubro será os políticos que podem sofrer as consequências da paralisação.

Ivelise
A ex-deputada e ex-vice-governadora Ivelise Longhi (PMDB) era, até o inicio do mês, a presidente da empresa. Deixou o cargo para ser candidata possivelmente à Câmara dos deputados. E escapou dos desgastes na hora certa.



About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: