Coletivo Político


Informações Blog do Ricardo Callado

Sol Nascente, o novo eldorado eleitoral
Sol Nascente, o novo eldorado eleitoral

O Núcleo Habitacional Parque Sol Nascente, localizado entre os Setores P Sul, P Norte e Quadras QNQ, em Ceilândia, é um fenômeno eleitoral. Um novo eldorado para os políticos. É o local preferido dos candidatos a qualquer cargo político, de distrital a governador. No local vive uma população de baixa renda. O novo bairro precisa de obras de infra-estrutura urgente. Criado de uma invasão, possui hoje entre 80 e 100 mil pessoas. O crescimento desordenado foi intenso. Chegou a ser considerada a segunda maior favela do Brasil, perdendo apenas para a Rocinha, no Rio de Janeiro. O termo favela é evitado pelos candidatos e moradores. Como não tem nada no bairro, os candidatos podem prometer de tudo. Uma farra eleitoral

Área carente

O Condomínio Sol Nascente é uma área carente de tudo. E as construções de mais casas não param. Em época eleitoral as autoridades fazem vista grossa para este tipo de irregularidade. Quem busca voto, não ousa derrubar casa de pobre.

Realidade

O Sol Nascente é uma realidade. Precisa de ajuda do governo. Não foi planejado. E por isso é mais complexo levar os serviços essenciais a comunidade. Tudo tem que ser feito com agilidade para melhorar a qualidade de vida do local.

Região administrativa

Umas das principais promessas dos candidatos ao Governo do Distrito Federal é transformar o bairro de Ceilândia em uma Região Administrativa. Pela número de habitantes é justificável. Muito mais do que no Varjão ou na Fercal.

Briga por votos
O Sol Nascente é um alvo em potencial para políticos com e sem mandato. Os principais incentivadores da consolidação do local foram o ex-deputado Júnior Brunelli e o ex-governador Joaquim Roriz (PRTB).

Demarcado
O tempo passou e a influência de Roriz e Brunelli não tem mais tanto peso. Mesma assim, as herdeiras de Roriz, as deputadas Liliane (distrital) e Jaqueline (Federal) conseguem andar com desenvoltura no local e demarcar território.

Novas bandeiras
Outros distritais, como Chico Vigilante (PT) e Robério Negreiros (PMDB) conseguiram fincar bandeiras no Sol Nascente. A briga maior hoje será pelos votos ao governo. Arruda e Agnelo disputam cada metro quadrado da comunidade.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: