Clube de futebol inspirado no Papa Francisco é fundado na Argentina


O papa Francisco, fã declarado do San Lorenzo, pode ter que dividir sua torcida, já que o Deportivo Papa Francisco está pronto para entrar em campo no futebol argentino, disposto a transferir a…

Reuters

Papa Francisco

O papa Francisco, fã declarado do San Lorenzo, pode ter que dividir sua torcida, já que o Deportivo Papa Francisco está pronto para entrar em campo no futebol argentino, disposto a transferir a doutrina do pontífice dos altares para os campos de futebol.

O clube, fundado pela Asociacion Mutual Alianza Papa Francisco, conseguiu efetivar registro na Associação de Futebol Argentina (AFA) em 13 de dezembro. Neste 1º de janeiro aconteceria partida amistosa contra o América de San Pedro, como preparação para a disputa da quinta divisão do Campeonato Argentino, a partir de março.

“Tínhamos a ideia de criar um time de futebol, e vendo a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, nos ocorreu de dedicar o clube que estávamos fundando ao papa”, disse à imprensa argentina o presidente do novo clube, Jorge Ramírez.

Além disso, o Deportivo Papa Francisco passa a existir com intuito de ajudar os jovens meninos do bairro La Paz, na cidade de San Francisco Solano, localizada na província de Buenos Aires, “para que não caiam na droga, nem se metam em problemas”, diz Ramírez.

O clube realizou testes para formar elenco e a procura chegou a surpreender os diretores. Além disso, foram formadas equipes das divisões de base. Também aconteceram “peneiras” para a seleção de atletas para os times de vôlei. Possivelmente, também será montada equipe de handebol.

O Deportivo Papa Francisco é o primeiro time fundado na cidade de San Francisco Solano, que fica a sudeste da capital do país, o que provocou grande apoio popular. A primeira remessa de camisas do novo clube foi rapidamente esgotada.

A camisa oficial foi inspirada na bandeira da Cidade do Vaticano. A número 1 é branca, com detalhes em amarelo e preto, enquanto a número 2 é predominantemente preta. O clube já é apelidado de “O santo do Sul”, e os torcedores de “Os Santos”.

Curiosamente, o clube nasce com a camisa 10 “aposentada”, em homenagem ao Papa Francisco. Na página oficial do Deportivo no Facebook, há imagem do uniforme personalizado do ex-bispo de Buenos Aires.

A diretoria já enviou uma carta informando ao pontífice da fundação do novo clube, mas ainda não recebeu uma resposta.

A partir de março, o clube começará sua caminhada na quinta divisão em um lugar emblemático para os católicos argentinos: Luján. É na liga regional da cidade que recebe milhares de peregrinos em outubro, que o Deportivo estreará oficialmente.


Leia mais

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: