Cidade Estrutural sem comando em Brasília.

Uma cidade satélite sem comando em Brasília



Por: Germano Guedes

Moradores da Estrutural, cidade satélite de Brasília, estão reclamando do descaso e abandono por parte da administração local.
Em anos de decisões políticas muitos acreditavam que haveria melhoras para população, más não é isso o que está acontecendo, ao contrário a infraestrutura ainda é precária.
As escrituras dos lotes foram liberadas para 2% da população e os demais vivem na esperança de regularizar suas moradias.
A cidade Estrutural foi criada através de um assentamento com catadores na década de 1970, com cerca de 70 barracos. Com o passar dos anos a cidade foi crescendo e abrindo espaço para outros moradores. Devido à falta de emprego, muitas pessoas deixaram seus estados de origem e vieram para Brasília em busca de uma vida melhor, e ao chegarem se depararam com a falta de oportunidade. Sem condições de moradia, os moradores deram inicio a criação da cidade Estrutural, com o passar do tempo os familiares começaram a construir novos barracos e em 2005, começou a famosa invasão da Estrutural, em frente à passarela onde hoje é situada a cidade dos automóveis, com um acordo das lideranças da época com o governador Cristovam Buarque, para transferência dos moradores para próximo do córrego “Cana do reino”, uma forma de tentar enfraquecer o movimento uma tentativa que não deu certo, os moradores se fortaleceram e enfrentaram o governador e sua fúria. Com o desgaste do governo com as imagens da policia batendo e massacrando os invasores o governo perdeu a eleição para o ex. governador Joaquim Roriz, e anos depois a invasão se tornou a segunda maior do Distrito Federal. Hoje, a então cidade Estrutural virou região administrativa e têm aproximadamente 38 mil habitantes com 19.084 votantes. Na cidade o senário do descaso está por toda parte. Os moradores da cidade Estrutural não conhece sua administradora depois de três anos e oito mês de mandatos.

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: