Chuvas começam a elevar volume de água nas hidrelétricas


Chuvas começam a elevar volume de água nas hidrelétricas

Por Redação, com ABr – de São Paulo

Os reservatórios das hidrelétricas da região Sudeste/Centro-Oeste do Brasil estão com nível de armazenamento de 34,66 %

Os reservatórios do Sistema Cantareira registraram neste sábado um ligeiro aumento no volume de água. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o nível de armazenamento subiu 0,2 ponto percentual e chegou a 16% da capacidade do sistema. Os reservatórios apresentam os níveis mais baixos nos 39 anos de operação do sistema.

A elevação do volume de água aconteceu devido às chuvas que caíram nas últimas horas nas cabaceiras dos mananciais que abastecem os reservatórios. Foram 36,1 milímetros de chuva apenas hoje, enquanto desde o início do mês foram registrados 83 milímetros de precipitação. A média histórica para março é 184 milímetros.

Na última quinta-feira, o governo de São Paulo informou que reduzirá a captação de água da Cantareira a partir da próxima segunda-feira. O abastecimento será auxiliado pelos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga. A campanha para economia de água também será intensificada. De acordo com o governo, apesar da redução na captação de água, a decisão não afetará o abastecimento e não implicará racionamento.

O reservatório é responsável pelo abastecimento de metade da população da região metropolitana de São Paulo, aproximadamente 9 milhões de pessoas, e libera água também para as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: