Cerca de 30 mil advogados escolhem novo presidente da OAB-DF nesta segunda

A eleição começou às 9h de hoje (16/11). Os advogados podem escolher o representante na Seccional do DF até as 17h

Candidatos à presidência da OAB-DF. Juliano Costa (D), Paulo Roque (E) e Délio Lins e Silva Junior (M)

Candidatos à presidência da OAB-DF. Juliano Costa (D), Paulo Roque (E) e Délio Lins e Silva Junior (M)

Começou hoje, às 9h, a eleição para o novo presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF). Aproximadamente 30 mil profissionais estão aptos a participar do pleito, que segue até as 17h, em 10 locais de votação. Concorrem ao cargo Juliano Costa Couto, da chapa Somos Mais Ordem; Délio Lins e Silva Júnior, da Pró-Advogado; e Paulo Roque, da Ordem Independente.

Além da diretoria e dos conselheiros que dirigirão a entidade nos próximos três anos, serão escolhidos os membros da Caixa de Assistência e das Subseções. O advogado que não votar deverá apresentar justificava ou poderá ser multado (leia Para saber mais).

A escolha da mais nova autoridade máxima da Ordem no DF é o ponto final de um processo marcado por baixarias — apesar de o trio ter gravado depoimento “em nome da paz” na última sexta-feira. Os três disseram, durante a corrida, querer um debate de propostas, mas não foi bem assim. A campanha virou caso de polícia já em outubro, quando circulou na internet um vídeo contra o candidato Paulo Roque e trouxe legendas críticas às propostas da Ordem Independente. O episódio se tornou alvo de inquérito.

O vídeo passou longe de ser a única polêmica. Na quarta-feira da última semana, o clima tenso da corrida chegou ao ápice. Logo antes do início do debate da Universidade de Brasília (UnB), integrantes da chapa de Juliano Costa Couto — candidato apoiado pelo atual presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha — e da de Paulo Roque trocaram xingamentos, empurrões e até socos na Faculdade de Direito (FD).

Apesar de os ataques terem sido constantes e enfáticos, os três candidatos se eximem de culpa. “Confio nos outros candidatos, amigos da advocacia, e acredito que, como eu, eles têm aconselhado seus companheiros a discutir ideias. Sem baixar o nível. E essa tem sido a tônica da nossa campanha”, disse Juliano.

“Fazemos uma campanha sem baixaria, sem apelação, sem ataques pessoais, enquanto as outras chapas não param de gastar dezenas de milhares de reais. Discutimos apenas propostas e projetos. Não discutimos pessoas”, afirmou Paulo Roque.

Délio alfinetou os dois concorrentes: “Continuarei firme no caminho das ideias. Pena que algumas pessoas não pensam da mesma forma e chegam ao limite das vias de fato, um absurdo”.

Críticas
A próxima gestão terá uma série de desafios, entre eles, promover a valorização dos advogados e a união da classe. Os profissionais se sentem desprestigiados em comparação a juízes e membros do Ministério Público, por exemplo, pois não têm a carreira definida, como os servidores públicos. Outra reclamação frequente é com relação ao pagamento de honorários. Eles avaliam que o valor pago costuma ser muito baixo.

A categoria também cobra melhorias na estrutura da sede da OAB-DF, na Asa Norte, e do clube dos advogados, na Asa Sul.

Para saber mais
Confira as informações sobre o pleito:

Transporte
» A OAB-DF manterá à disposição dos advogados que votam no Plano Piloto um sistema de transporte de vans, saindo do terminal do Ginásio Nilson Nelson até o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) durante a votação.

Justificativa
» A votação é obrigatória, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade em vigor. Para não ser punido, o advogado deverá justificar a ausência por escrito, até 60 dias após as eleições, pelo e-mail justificativa@oabdf.com ou no protocolo-geral da entidade, na SEPN 516, Bloco B, Lote 7.

Locais de votação
» É preciso levar documento de identidade com foto e a carteira profissional. A consulta dos locais de votação pode ser feita com o CPF, no site www.oabdf.org.br. Veja a lista:

» Plano Piloto
Centro Internacional de Convenções do Brasil (SCES, Tc. 2, Cj. 63, Lt. 50)

» Taguatinga
(Setor de Indústria, QI 10, Lt. 54, Taguatinga Norte)

» Gama
(Setor Norte, Q. 1, Cj. B, Casa 320)

» Sobradinho
Fórum Desembargador Juscelino José Ribeiro (Q. Central, Lt. 2/7, Área Especial, Bl. F)

» Ceilândia
Edifício Ceilândia Center (CNM 1, Bl. G, Salas 301 a 304)

» Samambaia
Fórum Desembargador Raimundo Macedo (QR 302, Cj.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/11/16/interna_cidadesdf,506723/cerca-de-30-mil-advogados-escolhem-novo-presidente-da-oab-df-nesta-segunda.shtml

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: