CCJ aprova projeto de Sidelvan Nóbrega que assegura ações de combate ao bullying nas escolas públicas


CCJ aprova projeto de Sidelvan Nóbrega que assegura ações de combate ao bullying nas escolas públicas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o Projeto de Lei nº 19.244/2011, do deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), que assegura a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying nas escolas públicas de todo o Estado. A proposta segue agora para votação no Plenário da Casa.

O objetivo, segundo o parlamentar, é prevenir essa prática entre os estudantes, promover a convivência harmônica no ambiente escolar e recuperar a autoestima das vítimas. Além disso, os profissionais da área pedagógica serão capacitados para que possam lidar com o problema.

Sidelvan Nóbrega lembra que constantemente as escolas públicas viram cenário de bullying entre os alunos. Para ele, é imprescindível investir na conscientização. “É importante conscientizar os indivíduos que frequentam o ambiente escolar de seus direitos e deveres, valores morais e sociais para que saibam como se relacionar com pessoas, como respeitar e serem respeitados e como se livrar da covarde prática do assédio escolar”, destacou.

Bullying

Conhecido também como assédio escolar, o ‘bullying’ é a prática de atos de violência física, verbal e/ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, exercida por indivíduo ou grupos de indivíduos, contra um ou mais pessoas com o objetivo de causar danos morais, estéticos e materiais a vitima incapaz de se defender. O ato pode se caracterizar pela exclusão social; perseguição; discriminação; amedrontamentos; destroçamentos de pertences; subtração de coisa alheia para humilhar; instigação de atos violentos, inclusive utilizando-se de meios tecnológicos.

Por Laize Andrade – Agência PRB Nacional

Foto 01: Divulgação

Foto 02: Ana Volpe – Agência Senado


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: