Categoria adaptada emociona no Festival Esportivo 2012

Categoria adaptada emociona no Festival Esportivo 2012Um grupo de corredores ouviu o sinal da largada. Eram apenas 50 metros que, à primeira vista, poderiam ser vencidos facilmente com algumas passadas. Mas bastava um olhar para notar que a competição era diferente: ali, resultado e melhor tempo pareciam não ser os objetivos a serem alcançados. E não eram para aqueles que estavam na pista participando pela categoria adaptada do Festival Esportivo 2012 dos Centros Olímpicos em etapa realizado domingo passado.  

 

Entre a largada e a chegada dessa categoria, estão histórias como a de Francisco Vitor, 12 anos, do Centro Olímpico de São Sebastião, que tem deficiência motora e de fala. O garoto foi um dos últimos a ultrapassar a linha final, mas o sorriso estampado mostrava a satisfação em poder correr. A tia de Francisco, Maria de Jesus, conta que o menino estava muito empolgado para participar do festival. “Para ele, não existe alegria maior do que correr e se divertir. Ele é muito animado”, disse emocionada.
 
O progresso do menino é contado com alegria pela avó, dona Maria dos Remédios. Segundo ela, há quatro anos atrás os professores de Francisco, em Teresina (PI), diziam que o garoto não poderia ter uma vida normal. “Falavam que ele não ia conseguir aprender nada, mas depois que veio para Brasília, meu neto não para de aprender. É o mais inteligente da família”, contou a senhora, com orgulho.
 
Entre os outros participantes dos 50 metros, estava um velocista: Douglas Cardoso, 16 anos, do CO de Samambaia. O garoto foi o primeiro a completar o percurso entre os corredores da categoria adaptada. “Cheguei em primeiro, mas o importante é participar. O festival é bom porque dá para mostrar o nosso talento e conhecer outros centros”, disse o garoto. 
 
Douglas espera melhorar ainda mais seu rendimento no esporte para poder ganhar uma bolsa de estudos quando tiver terminado o ensino médio. “Quero conseguir uma bolsa de estudos e ser alguém na vida. E o esporte pode me ajudar a chegar nisso”, comentou.
 
Foi assim que aconteceu a prova de atletismo da categoria adaptada, na fase final do Festival Esportivo 2012. Mas não acabou por aí. Essa garotada ainda vai participar da bocha e do goalball, ambos no próximo fim de semana. A competição é uma realização da Secretaria de Esporte.

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: