Casos de dengue no DF tem queda de 36,15%

Em parceria com outros órgãos governamentais e o Exército, a SES/DF realiza até esta quarta-feira (30), ações de promoção à saúde e prevenção

De janeiro a abril de 2014, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) contabilizou 3.842 casos confirmados de dengue e no mesmo período de 2013, foram registrados 6.017. Em comparação com o ano anterior, houve uma queda de 36,15%. A Região Administrativa de São Sebastião, contabiliza 192 casos confirmados, nos primeiros quatro meses de 2014, enquanto que na mesma época do ano passado, ocorreram 182. 

Em parceria com outros órgãos governamentais e o Exército, a SES/DF realiza até esta quarta-feira (30), ações de promoção à saúde e prevenção à dengue em São Sebastião. A iniciativa teve início no dia 22, com a visita dos agentes de Vigilância Ambiental (AVA) e dos agentes Comunitários de Saúde (ACS) às residências, com o objetivo de orientar os moradores sobre as medidas de combate à doença e identificar os focos do mosquito transmissor Aedes aegypti.

As ações de prevenção à dengue em Brasília ocorrem de forma contínua nas regiões administrativas. Em São Sebastião, atuam 100 soldados do Exército que se aliaram aos ACS e aos AVA na luta contra a doença. A iniciativa conta ainda com fumacê, limpeza e desentupimento de esgotos, além do recolhimento de lixo e entulho.

O coordenador-geral de Saúde de São Sebastião, Roberto Cortes, comenta que além do governo, o papel da sociedade no combate ao mosquito é vital. “Devemos reconhecer a importância do envolvimento de todos os setores da sociedade, que desde a conscientização da população em descartar o lixo de forma adequada bem como não acumular recipientes que possam servir como criadouros”, afirma. Segundo Roberto, as ações em São Sebastião serão rotineiras. “Em conjunto com a sociedade vamos declarar uma verdadeira guerra contra o mosquito da dengue”, declara.

Os órgãos locais que participam da iniciativa são o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Administração Regional de São Sebastião, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).


Fonte: Sec. Saúde

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: