Caso de violência contra criança na Cidade Estrutural Nota Pública da Rede Social da Cidade Estrutural

Caso de violência contra criança na Cidade Estrutural

Nota Pública da Rede Social da Cidade Estrutural

REDE 

Estrutural, 17 de junho de 2015

A Rede Social da Estrutural vem a público se manifestar sobre o caso veiculado em jornais do DF nos últimos dias, em que uma criança de 11 anos foi espancada de forma violenta e covarde e suas imagens foram divulgadas em redes sociais com informações falsas, sensacionalistas e com duvidoso interesse politico. A Rede expressa seu posicionamento de total repúdio a atos desse tipo e convida a sociedade da Estrutural e de Brasília a se mobilizar para combater de forma efetiva esse e qualquer outro tipo de violência cometida contra crianças e adolescentes. 

A Rede entende que é necessário dar resposta a violência e construir estratégias para enfrentar essa realidade. Uma de nossas propostas é a organização de um ato público no evento que estamos organizando no dia 27 de junho, que apesar de ser pontual é muito simbólico e serve para mostrar que a população, instituições e grupos organizados não estão inertes ao que vem acontecendo na cidade. Outro caminho essencial que a rede aponta é a necessidade de reforçar as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado dentro desse território. Em seus trabalhos e pesquisas a Rede tem feito uma série de levantamentos sobre a região da Santa Luzia, onde aconteceu a agressão, e identificou um número expressivo de crianças que não estão frequentando a escola, e este é apenas uma das formas de violação de direitos que têm sofrido essas crianças.

Juntam-se a esse caso outros tantos acontecimentos que representam sinais da gritante necessidade de políticas públicas efetivas e da mobilização da sociedade na proteção das crianças e adolescentes da cidade. Recentemente um outro caso chocou a cidade  e todo o DF, um homem invadiu a Escola CEF 01 da Estrutural e agrediu indiscriminadamente crianças, professores e funcionários da escola. Apesar de parecerem casos isolados e sem vinculação social, esses acontecimentos se somam a todo cenário de violências com as quais convivem os moradores da Estrutural cotidianamente. Violências como o trabalho infantil no Lixão, a falta de escolas e a precarização dos serviços do território.

A Rede Social da Estrutural tem desenvolvido ações e pesquisas sobre a cidade e vem construindo propostas concretas para enfrentar esses problemas, mas esta não é uma luta de uma só organização ou grupo, mas de toda a cidade. Por isso, conclamamos a toda sociedade da Estrutural e de Brasília para construirmos uma unidade em torno da luta pelos direitos das crianças e adolescentes da Cidade Estrutural.

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: