Carências e desafios 27% das escolas pobres não teriam Fies

Carências e desafios27% das escolas pobres não teriam Fies

Foto internet

Foto internet

 

As escolas públicas que atendem os estudantes mais pobres do país têm uma média 7% menor no Enem 2014 comparada a nota geral das redes estatais. Essas unidades são as que têm alunos com nível socioeconômico muito baixo ou baixo na classificação pelo governo. Das 770 escolas nessas condições, 27% não alcançaram a média mínima para o aluno ter acesso ao Financiamento Estudantil (Fies).

Com as novas regras do programa federal de financiamento, que passaram a valer neste ano, apenas estudantes que conseguirem média de 450 pontos nas quatro áreas da prova objetiva poderão concorrer a uma das vagas do Fies. O programa é voltado para estudantes carentes e vindos de escolas públicas que não podem pagar as mensalidades em instituições particulares de ensino superior.

Na lista das escolas públicas com alunos mais pobres, 210 não conseguiram superar a média de 450 pontos. A maioria (71%) teve nota entre 450 e 500 pontos. Somente 13 escolas (2% desse grupo) superaram os 501 pontos. Se considerarmos a média da rede particular (557,98 pontos), nenhuma fica acima. Os números mostram que essas escolas registraram uma média de 458,92 na parte objetiva da prova. A rede pública como um todo atingiu 490,99. A partir de informações de renda indireta, como bens materiais, e a escolaridade dos pais dos alunos que fizeram o Enem, o Inep chegou a sete níveis socioeconômicos que variam entre muito baixo e muito alto.

NOTAS

A nota mínima no Enem para o Fies foi adotada pelo governo com o objetivo de melhorar a qualidade dos alunos. Mas o critério pode atingir os mais pobres, público prioritário do programa. Várias pesquisas indicam de que o nível socioeconômico do aluno, e não só a escola, é um fator preponderante no sucesso escolar. Para a diretora do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, a exigência de nota mínima pode elevar o desempenho desses estudantes. “É importante ter algo que puxe a nota dos alunos, que eles vejam como desafio atingir essa nota.” Ela diz acreditar que unidades que não atingem a nota de corte do Fies devem ter apoio técnico e financeiro dos governos federal e estaduais. “Estas escolas estão negando, de certa forma, o acesso desses alunos ao ensino superior. E esse aluno, que é pobre, vai depender do Fies para ser admitido em alguma instituição.”

As inscrições para o Fies do segundo semestre terminam ontem. Ao todo, o Ministério da Educação oferece neste processo de seleção 61,5 mil novas vagas. De acordo com o edital, o resultado da “pré-seleção” será divulgado na segunda-feira. Na mesma data, será divulgada uma lista de espera, para o caso de disponibilidade de vagas após a rodada de oferta.

http://aqui.uai.com.br/cadernos/cidades/capa_cidades/

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: